Aerofatos Um blog diferente Quanto mais eu pesquiso... mais certeza tenho... de que não sei nada!

2 de jul de 2017

Quando a piada perde a graça


Mas que impressionante! O F-35 também faz as mesmas coisas de um caça de quarta geração! Espantoso, não? rs rs rs... Quero ver soltar bomba ou ejetar o piloto em voo invertido! kkkkk. 

Enquanto isso na sala da injustiça, os especialista veteranos do Face explicam para os especialistas novatos a diferença entre mísseis ejetados e os lançados por trilhos. Pois não é que tinha neguinho querendo ver o Fail 35 lançando da baia interna em voo invertido? Lançando AMRAAM? Aham!

Mas afinal, pra que isso? Será que era para mostrar que o míssil é confiável apesar de ter errado o Fitter sírio a alguns dias? Nãooooo. Foi só coincidência, mas será que voando invertido ele acertaria? rs rs rs. Deixa pra lá!

Só sei que essa história do Fitter e do Aim-9X ainda está rendendo e provavelmente vai render por mais alguns anos.  Não sei se próstata vai me deixar zoar até lá, mas já estou vendo aquele editor de blog que sofre de "Síndrome de Peter Pan" daqui uns 20 anos publicando uma matéria vintage sobre "O dia que o Fitter enganou o míssil". Tem gente que vive no passado. Vai ver que é por isso que não cresce. rs rs rs

Ah, mas teve até um videozinho com sotaque caipira explicando porque o míssil errou.  Mas pera! Vocês acham realmente que um sistema caro para caralho que é "vendido" como capaz de diferenciar os alvos das contra medidas, só teria em sua base de informações dados de flares americanos? Santa ingenuidade Batman! Helloooooo? 

Caro? Muito caro. Porque ninguém compra apenas o míssil. A compra envolve mecanismos de disparo, peças sobressalentes, trilhos, mísseis inertes para treino, etc... Em um documento do Defense Security Cooperation Agency, desses acessíveis pela Web, falava-se em um gasto da ordem de 52 milhões de dólares em um pacote para aquisição de 20 mísseis.  Isso há anos atrás.

Lembrando que o ocidente já teve aceso aos flares soviéticos. Afinal, depois de uma série de conflitos pelo mundo e de países do Pacto de Varsóvia mudarem de time, era o mínimo que aconteceria. Portanto essa explicação de não conhecer flare russo convence menos que o Rogério Ceni justificando o fraco desempenho do SP.

Dai os especialista de ambas as torcidas ficam se engalfinhando pela Web, uns justificando que o alvo estava fora do envelope do míssil, outros teimando que estava dentro. Mas pera! Vocês estavam lá pra ver? Ah meu! Para com isso! Vão discutir sobre envelope de cartas dos correios!

Não seria mais justo admitir que sistemas de flares também sofrem atualizações e mudanças? Que os novos dados do comportamento dessas contra medidas deveriam ser constantemente inseridos nos sistemas de mísseis? Alguns sites especializados estão fazendo essa colocação para a falha do AIM-9X no caso do Fitter.

Mas se essa premissa esta correta, se é necessário atualizar constantemente os mísseis, como ficam aquelas nações que compram sistemas de mísseis e deixam guardados até porra vencer? Pior ainda, como ficam então aqueles que se aventuram a desenvolver seu próprio míssil? Teremos informações suficientes para um míssil não ser enganado por um flare? Vale a pena gastar milhões em um projeto próprio quando pilotos contam nos dedos de uma única mão quantas vezes dispararam na vida?

Mas para que se preocupar? Enquanto o máximo de adrenalina por aqui for ver piloto de Super Tucano dando tiro de advertência em traficante não teremos motivos para preocupação. Chato vai ser se um dia as coisas esquentarem.

Por falar nisso, como ficou a questão do A-Darter? Vai rolar Meteor no Gripado? Sei não, acho mais fácil um meteoro atingir a terra. PQP! Esse texto era para ser engraçado, mas fica difícil rir de sua própria desgraça... Eu bem que avisei que a piada não teria graça. 

Enquanto uns podem se dar ao luxo de gastar milhões para abater um Fitter, aqui a gente gasta milhões para criar leis sobre a regulamentação do uso do estilingue. Cada povo tem a arma que merece.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...