Pare de brincar de piloto, marinheiro!


Quem me conhece sabe que sou sincero. Vou logo avisando: eu não curto barcos! Não gosto, não entendo e não tenho interesse. Outra coisa que eu odeio é jogar dinheiro fora. Infelizmente, tem gente por ai achando que eu c... dinheiro.

Como entusiasta de aviação, eu torço muito pela nossa aviação naval. Gostaria muito de vê-la bonita na foto, mas infelizmente a vida de torcedor anda difícil. Para piorar a Marinha não está ajudando.

Esta semana fomos "agraciados" com a notícia de que aqueles "foderosos" Traders comprados lá atrás em 2010, inicialmente para operar no NAe São Paulo, finalmente serão entregues em 2021. Legal, né? Mas péra! Eles não vão aposentar o porta-aviões em 2020? Sim. Então vão enfiar isso aonde? Provavelmente naquele lugarzinho que você pensou! Estamos falando de São Pedro da Aldeia, né? kkkkkk

Deixa eu ver se ainda me lembro desses aviões. Seriam aqueles 8 aviões comprados em 2010 por cerca de 235 mil dólares? E que depois passariam por uma modernização lá nos Estados Unidos com a empresa Marsh Aviation? Empresa que foi contratada pela Marinha sem licitação ao custo de 69 milhões de dólares em 2011? 

Não foi essa "modernização" que foi suspensa em 2012 por conta de uma investigação americana sobre a referida empresa? Por acaso a gente não mandou uma equipe de oficiais da Marinha para lá acompanhar a modernização? Não foi essa equipe que em 2013, O Globo estimou que teriam custado cerca de 1,25 milhões de dólares durante o primeiro ano dessa modernização suspensa? Não foi essa modernização que ainda teve contratos aditivos em 2014? É! Recordar é viver! rs rs rs. Só Jesus na causa!

Só não entendi uma coisa: Não eram 8 aviões? Porque só serão entregues 4? Será que Marinha perdeu os outros no caminho? Bom, quem consegue afundar submarino parado numa doca deve conseguir derrubar avião parado num hangar... kkkkk

Será que nessa conta a gente deve colocar os outros gastos da aviação naval? Porque se for colocar estamos fudidos! Até Março de 2017 a Folha de SP dizia que "segundo a Marinha", em 17 anos de uso, entre operação e reparos o NAe São Paulo tinha consumido cerca de 287 milhões de reais. Fora os 12 milhões de dólares de sua aquisição.

Bom, então temos que colocar também na conta os A-4 Kuwaitianos (pronuncia-se cú Haiti ânus). Já não gostei muito dessa pronúncia. Bom, segundo o site Naval, foram 70 milhões de dólares por 23 aeronaves estocadas* adquiridas em 1998  do Kuwait. Ainda gastou-se uma grana e cerca de dois anos para por essa porra para funcionar.

Depois em 2009 , alguém teve a jerical ideia de modernizar as 12 aeronaves restantes por mais uns 430 milhões de reais. Quatro anos depois a modernização ainda estava só no protótipo e fomos receber o primeiro avião modernizado somente em 2015 com previsão de aposentá-lo em 2025.

O mais triste é que, um ano depois, já estávamos perdendo uma das unidades modernizadas e, o que é pior, perdendo junto a vida de um dos pilotos. Devemos também por nessa conta macabra a vida do militar morto na explosão das tubulações do NAe São Paulo em 2005?

Tudo isso para manter uma doutrina de aviação embarcada que tínhamos na época em que a FAB fazia isso e que será totalmente perdida com a aposentadoria do único porta-aviões do hemisfério sul? Mas devemos lamentar? Segundo os entendidos em barquinho, não! Operar o NAe São Paulo era problemático. Então porque compraram?

"Ah, foi uma compra de oportunidade!". Oportunidade de fuder quem? Agora querem aproveitar uma oportunidade com a aposentadoria do HMS OCEAN. Deus me defenda! Que esse pelo menos flutue e não afunde parado. Que ele não mate mais ninguém, porque tá phoda!

Será que é incompetência ou apenas demos azar? Então vai ser azarado assim na PQP! Toda vez que vejo uma notícia sobre a Marinha eu faço sinal da cruz! É base na Antártida que pega fogo, é almirante que é preso, é piloto que não é encontrado. Porra meu!

Já que esse pessoal tá lá na praia, tratem de pular umas ondinhas no réveillon, tratem de dar umas oferendas para tal santa que eu não sei o nome. Melhor ainda: já que eles gostam de branco e adoram criar um órgão com um sigla pomposa, porque não criam a NEUSA? Núcleo de Estudos de Umbanda Saravá Almirante! Pelo menos eles aproveitam que já tem uma propaganda e "chamam a Neusa"! Porque a dor de cabeça que eles dão pra gente nunca acaba!

O jeito é cantar, porque quem canta seus males espanta! Então vamos lá. Tirando o pé do chão: Oh Minas Gerais. Oh Minas Gerais. Quantas saudades você me traz! Não. Essa musiquinha me deixa triste.

Agora falando sério, querem brincar de piloto crianças? Tudo bem. O Tio Júlio vai pedir para FAB dar todos os P-3 Orion para vocês. Tá bom assim? Querem Bandeirulhas também? Toma! De quebra a gente dá também uma base aérea em Santos, mas com uma condição:

VOCÊS TEM QUE FAZER O LULA POUSAR NELA, COM UM PILOTO CANSADO, DE PREFERENCIA EM UM CESSNA CITATION E COM O TEMPO FECHADO. PODE SER ASSIM? O BRASIL AGRADECE!

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* No texto original utilizei a palavra "aposentadas" que erroneamente passava a ideia de que os A-4 estariam em más condições. Segundo os historiadores, essas células tinham poucas horas de uso. Tinham? Acho que ainda estão assim. Tem mais horas de hangar do que horas de voo. kkkkkk