Aerofatos Um blog diferente Quanto mais eu pesquiso... mais certeza tenho... de que não sei nada!

23 de mai de 2017

"Make in Índia" ou "Fight in Índia"?


Após o voo do segundo protótipo do treinador indiano HTT-40 na última sexta (20/05/2017), a HAL (Hindustan Aeronautics Limited) emplacou ontem (22/05) o voo do segundo protótipo do seu LUH, o seu Helicóptero Utilitário Leve.

De acordo  com a mídia indiana, o LUH será capaz de voar a 220 Km/h, com um teto de serviço de 6.500 metros, alcance de 350 Km e carga útil de 400 kg. Para isso conta com um motor Ardiden 1U, projetado pela francesa SAFRAN mas montado localmente com o nome de Shakti.

Já o HTT-40 é um treinador turbo-hélice, mais ou menos da categoria do Tucano. Seu projeto levou a HAL a pé de guerra com autoridades da Força Aérea que por alguma razão go$tavam mai$ do PC7 Pilatu$ e preferiram encomendar 75 treinadores suíços, alegando que o produto nacional custaria o dobro do preço.

LUH - primeiro protótipo

Alias, brigas internas fazem parte. De acordo com o Alert5, o Ministério da Defesa acabou decidindo pela compra de 11 Boeing AH-64 Apaches para utilização do exército indiano que brigava com Força Aérea pelo monopólio de uso de helicópteros de ataques. 

O exército havia requerido anteriormente que a transferência dos 22 helicópteros adquiridos originalmente para a IAF fossem passados para sua responsabilidade. A Força Aérea disse educadamente "nem fud..."! Quero ver se brigarão também pelos helicópteros nativos.

Mesmo com as brigas e com "fogo amigo", a HAL continua tocando o program 'Make in India', tanto em asas fixas como nas rotativas. O programa busca a independência tecnológica de fornecedores externos. 


Hoje a Índia mantem produtos russos, franceses, americanos, britânicos, brasileiros... Parece um órgão das Nações Unidas. Um desafio para os profissionais de logística.

Enquanto lá os seus governantes buscam o "Make in Índia", os nossos fazem o "Shit in Brasília". Fazer o que? Faz parte. Segue o jogo.

Com informações do IDR, DI e DH
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...