Pesquise no Site

F-35 italiano: Porca Miséria!


Quando o primeiro F-35 chegou na Itália no final do ano passado, a imprensa estranhou o fato do governo Italiano não fazer alarde, diferente por exemplo de Israel onde o Primeiro Ministro foi recebê-los. 

No site da Lockheed, varias notas sobre o novo avião israelense, mas sobre o Italiano ninguém disse nada. Perché? Segundo a imprensa local, o F-35 italiano é tratado como algo embaraçoso. Fiquei curioso e resolvi dar uma pesquisadinha básica ...

Vi que o site AnalisiDefesa publicou um texto interessante que coloca algumas questões que estão sendo levantadas com a chegada dos F-35. Para começar os italianos não gostaram de um HUB de manutenção ter sido instalado no Reino Unido, parceiro de nivel 1 no programa do JSF.

Engenheiros consultados afirmam que em termos de eletrônica os Italianos até o momento não ganharam nada com o JSF, pois nesse campo a Leonardo estaria muito avançada. 

Outro ponto levantando é a comunicação e troca de dados com os Eurofighters. Apesar do F-35 já contar com um alto nível de interoperabilidade com outros sistemas, essa questão ainda precisa ser trabalhada nos Typhoons para não comprometer a furtividade do Lightning. 

A RAF britânica se preocupou com essa questão e tenta desenvolver uma solução para os seus futuros F-35B, porém até o momento não está sendo feito nada parecido na Itália.

Que um possa servir como um AWAC de luxo para o outro, não se discute, mas uma certa sobreposição de capacidades entre os dois sistemas de armas poderia gerar um certo desperdício e má utilização dos recursos.

Outra choradeira italiana é que os seus F-35 virão com o obsoleto EOTS, um sistema Electro-Optical Targeting System que foi especificado inicialmente há 20 anos atrás. 

O sistema não poderá ser atualizado enquanto não for implementando o novo software Block 4, que por sua vez está atrasado por questões burocráticas e orçamentárias americanas. Acreditam que essa questão será resolvida lá por volta de 2021-23...

Pois é. Se fosse no Brasil a gente falaria: "Chupem essa manga", mas lá ficaremos apenas com o "Mangia che te fa bene"! Alguém, por gentileza, toque a tarantela!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...