FGFA: Desencantou ou é apenas mais uma matéria requentada?


De acordo com o site indiano Defence News, a Índia e a Rússia fecharão "em breve" um acordo para concluir o embaçado FGFA e seguir com o projeto de co-desenvolvimento desse caça de quinta geração. Fontes do governo disseram que quase todo o trabalho de terra foi concluído, bem como outras questões críticas. 

Segundo um alto funcionário envolvido nas negociações que pediu anonimato, a Índia terá direitos iguais sobre o projeto. Para isso insistiu em que deveria obter todos os códigos necessários e acesso à tecnologia crítica para que pudesse atualizar a aeronave de acordo com suas necessidades.

De fevereiro do ano passado para cá, uma série de questões relacionadas com a divisão de trabalho e transferência de tecnologia foram lapidadas entre os dois lados, juntamente com os compromissos financeiros. 

Lembrando que em dezembro de 2010, a Índia concordou em pagar 295 milhões de dólares para o projeto no entanto as negociações enfrentaram vários obstáculos nos anos subsequentes. 

Ainda segundo essas fontes,  esse acordo deve ser fechado na segunda metade do ano. Atualmente, a IAF opera cerca de 230 jatos Su-30MKI, considerados como a espinha dorsal da força.

Mas cá entre nós, quantas vezes vimos matérias falando que este acordo estava pra ser fechado? Conversa para boi dormir! zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz