Aerofatos Um blog diferente Quanto mais eu pesquiso... mais certeza tenho... de que não sei nada!

17 de mai de 2017

Alemanha pede informações confidenciais sobre o F-35


Segundo a agencia Reuters, a Alemanha teria pedido este mês aos americanos informações confidenciais sobre o caça F-35. O pedido enviado pela Luftwaffe a qual Reuters teve acesso, deixa claro que não é um compromisso de compra.

Apenas diz que o MD alemão realizaria este ano uma avaliação das soluções disponíveis no mercado, incluindo o F-35,  com uma "carta de solicitação" formal a ser emitida nos próximos meses.

O interesse da Alemanha no F-35 surpreende pelo fato do Eurofighter ainda estar em produção, disputando inclusive novas encomendas, com o caça da Lockheed. No entanto, Reino Unido e Itália, principais aliados alemães na OTAN já fecharam a compra do F-35, apesar de produzirem também o Typhoon.

A Alemanha terá de substituir a sua frota de Tornados nos próximos anos e posteriormente os Eurofighters. Segundo a Reuters, que não é especializada no assunto, isso aconteceria entre anos de 2025 e 2035. 

A agencia especula que o gesto alemão tenha como objetivo pressionar seus parceiros europeus para desenvolver de uma nova geração de caças na Europa. 

Qualquer tentativa de compra de um avião americano poderá encontrar forte resistência política por parte dos sindicatos alemães, mas fontes militares afirmam que a projeção da queda dos custos do F-35 e os constantes desafios técnicos encontrados no Eurofighter, favorecem esta decisão.

Uma vez que a Alemanha não faz parte do consórcio internacional que financiou o desenvolvimento do novo caça, o pedido de informações sigilosas deverá ser aprovado pelo governo americano, mas autoridades dos EUA não acreditam que ocorrera problemas para a comercialização.

Tanto o órgão responsável pelo desenvolvimento do F-35 no Pentágono como a Lockheed, não quiseram comentar sobre a solicitação alemã.

Enquanto isso na Alemanha, uma equipe de oficiais esta trabalhando com a força tarefa que estuda o futuro sistema aéreo de combate da Luftwaffe. Acredita-se que em meados de 2018, nós entusiastas teremos as repostas para as nossas dúvidas sobre o destino do Eurofighter Typhoon.

Com informações da Reuters
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...