Pesquise no Site

Afinal como ficarão os Hércules Suecos?


Segundo a Janes a Suécia decidiu não adquirir um novo tipo de aeronave de transporte, optando por atualizar sua frota de Hércules C-130H. Um alto oficial disse a imprensa na sede da Força Aérea Sueca que os seis C-130Hs remanescentes da frota de oito aeronaves serão submetidos a uma MLU.

Essa informação confirma outras publicações do ano passado que falavam que os suecos apenas atualizariam seus Hércules, deixando muita gente como eu, revoltada pois esperávamos que os nossos "parceiros" optassem pelo Kctão brasileiro.

A Suécia opera a mais antiga frota de C-130 na Europa, com aeronaves que remontam meados da década de 60. A MLU cobrirá aviônicos da aeronave e alguns outros pontos mas não envolverá grandes trabalhos estruturais. Mesmo com a atualização os Hércules voarão no máximo até 2030-32.

Como um dos C-130Hs serve também como uma plataforma de reabastecimento, a Força Aérea Sueca provavelmente perderá essa capacidade temporariamente enquanto a aeronave passar pela MLU. 

Eu não sei vocês amiguinhos, mas eu ainda tento ver essa notícia positivamente, isto é, com esperança do nosso Kctão ter a Suécia como um futuro cliente daqui uns 10 anos.  Porque se eles tivessem optado hoje pelo Super Hércules, o que seria muito natural, ai teria Hércules voando na Suécia por mais 60 anos.

A única coisa que ficou meio estranho dessa história é que eu vi em um Blog brasileiro de aviação  no início de Abril que a OGMA de Portugal tinha acabado de entregar o último dos seis Hércules modernizados. Com isso eu fiquei achando que a atualização já tinha sido feita, mas se eles acabaram de atualizar, porque fariam uma MLU? O que foi feito na OGMA afinal? O blog falou de poucos itens, mas seria apenas isso mesmo?

Eu fui atrás e vi que o Blog brasileiro tinha traduzido a mesma matéria da Armscom, da DefenseAeroSpace mas a princípio não tinha achado nada no site OGMA.  Alias, também não achei nada no site Pássaro de Ferro tão pouco no NewsAvia.  Será que essa atualização ocorreu mesmo? Porque a OGMA não deu enfase a isso?

Duas horas depois de ter postado a minha matéria voltei a procurar e acabei encontrando finalmente a matéria original no site da OGMA. Realmente vi que não era uma grande MODERNIZAÇÃO apenas a instalação de alguns itens. Por tanto vão realmente precisar de uma MLU.

Isso tudo poderia ter sido evitado se os "blogs especializados" postassem links para que soubéssemos de onde estão tirando as informações, mas ficam com medinho de que a concorrência roube as informações deles.

De minha parte tenho compromisso de colocar em cada peido que eu solto o link de onde tirei tal ideia. Podem me chamar de Julio Linkeiro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...