Porque notícia de helicóptero é só desgraça?


Na segunda-feira minha caixa postal costuma ficar cheia de notícias que se acumularam no final de semana. Nem todas são agradáveis. Principalmente as de helicóptero. 

Por exemplo, nesta segunda-feira um helicóptero russo Mi-8 levando cinco pessoas foi abatido a tiros na cidade de Saraqeb, no nordeste de Idlib, uma província da Síria dominada pelos rebeldes. Imagens que circulam pelas redes sociais mostram corpos sendo arrastados  e documentos expostos. Difícil alguém ter sobrevivido a queda ou aos rebeldes. Tentei selecionar o vídeo mais civilizado.

As autoridades russas afirmam que o helicóptero voltava de uma missão humanitária, mas o modelo de aeronave envolvido sempre carrega lançadores de foguetes ficando impossível de saber qual deles é "bonzinho". Na dúvida derrubam e depois perguntam. Parece a nossa polícia...

Por falar em polícia, lembra daquele helicóptero da PRF que se acidentou na sexta-feira quando tentava pousar no heliponto do Palácio da Guanabara? Pois é. Felizmente ninguém se machucou, porém a Polícia Rodoviária Federal confirmou ele era o único usado no Rio Grande do Sul para fiscalização e atendimento de acidentes. A gauchada ficará sem helicóptero depois do evento! A aeronave é uma das cinco da PRF que foram enviadas ao Rio de Janeiro para atuar durante a Olimpíada. 

Ainda falando de helicópteros e de polícia, de acordo com investigadores de SP, o mandante do sequestro da sogra do chefão da Fórmula 1 Bernie Ecclestone foi um piloto de helicóptero que prestou serviços a ele durante o último Grande Prêmio Brasil. Tá vendo? Fica de papo com motorista falando da vida, dá nisso... E eu pagando para levarem a minha sogra e nada.

Mas nem tudo é notícia ruim. No Paraná o helicóptero Falcão 3 da PM de lá socorreu uma criança que nasceu com problemas respiratórios para uma cirurgia. Que bom. Nem tudo é desgraça nessa desgraceira...

Atualização

Dormi uma horinha depois do almoço e continuou chegando desgraça pelo email. Com relação aquele helicóptero russo, Putin mandou lascar bomba na região de Idlib. Deve ser mais um pouco de ajuda humanitária..

Dizem que o MP de AL decidiu instaurar inquérito para apurar a compra de um helicóptero de R$ 6,86 milhões que foi adquirido em 2014 por meio de um convênio entre o Governo do Estado e a Secretaria Nacional de Segurança Pública. O aparelho fez um único voo de uma hora, depois sua hélice foi retirada e ele ficou encostado. O Governo acabou firmando um contrato para a locação de um segundo helicóptero. Que bonito!

Mas bonito é a revelação do ministro Gilmar Mendes de que tem partido comprando helicóptero e jatinhos com o Fundo Partidário. Alô rebeldes sírios! Tem mais helicóptero para derrubar por aqui!

Com informações da Reuters, EFE, do Zero Hora, Antagonista, twitter, entre outros