Aerofatos Um blog diferente Quanto mais eu pesquiso... mais certeza tenho... de que não sei nada!

9 de ago de 2016

Os vizinhos chatos do Sri Lanka


Todo mundo tem um vizinho chato que vive oferecendo alguma coisa. O Sri Lanka tem dois que vivem brigando. Recentemente o pais recebeu a visita de uma autoridade paquistanesa. O assunto seria estreitar relações, mas no fundo é mais uma tentativa de vender o JF-17.

No passado anunciou-se uma possível venda de oito unidades do caça. Porém a transação foi frustrada por pressão da Índia que na época também ofereceu o seu Tejas e, principalmente, pela incapacidade financeira do Paquistão oferecer uma linha de crédito para a venda.

Hoje sabe-se que a linha de produção do Tejas mal atendera a demanda indiana. Além, disso os russos tem oferecido ao país o seu treinador com funções de ataque Yak-130 a um custo unitário, segundo a mídia, de 25 milhões de dólares contra, 29 milhões da oferta do vizinho.

Uma proposta mais realista para o Paquistão "estreitar relações" seria tentar a venda do seu treinador básico Super Mushshak, um relativo sucesso de vendas para a categoria.

Entre 2000 e 2010 a Força Aérea do Sri Lanka fez algumas aquisições reforçando a capacidade para ataque ao solo. A principal preocupação era combater o grupo separatista Tigres Tâmeis, lembrando que o pais passou mais de 20 anos em uma guerra civil. 

O país contava com cerca de 9 unidades do caça Kfir, 6 MiG-27, 7 Chengdu F-7 e 6 jatos de treinamento K8. Os Kfirs estariam inoperáveis e os MiG-27 aterrados.

New Indian Express noticiou que o Presidente do Sri Lanka conseguiu a aprovação de um orçamento para compra de caças mas outras fontes dizem que dificilmente isso aconteceria na administração de Rajapaksa. O que realmente esta sendo feito foi a atualização e entrega de dois F-7 modernizados pela China.

Agora fica a pergunta: Se o maior problema na ilha são insurgentes, para que gastar dinheiro com jato para fazer o que um Tucano dá conta? Se a própria USAF está colocando o Super Tucano como um possível substituto do A-10? Pensem nisso.

Com informações do Quwa e outras fontes

________________________________________
Nota destinada ao grupo Defesa e Estratégia do Facebook

Em um desses grupos de "Especialistas em Defesa" do Facebook, um certo indivíduo fez uma pesquisa no Google e levantou a questão da importância do Sri Lanka ter aeronaves de alta performance para combater insurgentes, pois as mesmas não são tão vulneráveis a Manpads, sendo portanto, mais interessante adquiri-las ao invés de Super Tucanos. 

Tá bom. Eu vou concordar em parte, mas te pergunto: Por acaso não esta caindo MiGs na Síria? Se você tem insurgentes recebendo mísseis você não tem uma simples guerrilha você tem um cenário de alto intensidade onde não cabe realmente aeronaves de COIN, mas sim de CAS. Os dois aviões mais respeitados atualmente em operações de CAS são os subsônicos A-10 e Su-25, extremamente robustos mas que não são de alta performance.

Estamos falando de um país cujo PIB é 67 Bilhões de dólares. Para se ter uma ideia, o PIB da cidade de São Paulo é quase o dobro disso! Você vai sugerir para um país como esse aeronaves que custam entre 10 e 15 mil dólares a hora? PQP!!!

A esses especialistas eu só quero lembrar que o Sri Lanka não tem nem 200 pilas para comprar caças mesmo com financiamento entre governos que geralmente regem essas transações.

Em países miseráveis o maior problemas não seria a rebelião do povo? No caso do Sri Lanka, uma minoria étnica resolveu se rebelar. Apesar de que o terrível grupo separatista mencionado acima foi EXTINTO em 2009 com a morte do seu líder e não temos notícias de novos grupos insurgentes.

Acho engraçado essas pessoas que leem dois tópicos no Wikipedia e já se acham PhDs em Geopolítica e Estratégica. Eu quando faço minha zoeira por aqui, quase sempre termino com perguntas, porque NÃO sou dono da verdade e carrego comigo uma série de dúvidas sobre o assunto.

O mais legal é a resposta que a maioria dá: Só porque tem um blog mi mi mi mi... Oh cretinos! Qualquer Zé Ruela pode ter um Blog. Assim como, qualquer Zé Ruela pode passar horas pesquisando na Web e começar a vomitar verdades absolutas.

Quer saber? Vão caçar uma rola!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...