Super Tucano cotado como um dos substitutos do A10


Flight Global publicou nesse domingo que oficiais da Força Aérea Americana disseram em uma entrevista que haveria um estudo para substituir o A-10 por duas aeronaves de apoio aéreo em dois programas distintos chamados de OA-X e AX-2.

Para o OA-X, estariam analisando a compra de 20 aeronaves para serem adquiridas já no próximo ano e que por isso os candidatos não poderiam estar ainda em desenvolvimento, sendo assim o Scorpion da Textron estaria descartado, sendo o A-29 Super Tucano e o AT-6 os possíveis cotados.

O escolhido para o OA-X iria voar uma missão de combate ao terrorismo em áreas como o Iraque, Síria ou Afeganistão. A USAF estaria à procura de um avião de média altitude com capacidade para ataque de precisão (armamento guiado por laser).

De acordo com a publicação, estaria descartada a utilização do mesmo treinador do programa TX como aeronave de ataque. Já para o programa AX-2 não haveria tanta pressa, a intenção é de se aquirir uma aeronave nos próximos 5 anos.

Atualização em 26/07/2016 às 20:48

De acordo com a Defense News, a Secretária da Força Aérea Deborah Lee James disse desconhecer qualquer proposta de compra nesse sentido, colocando que isso ainda não estaria decidido e questionando de onde se tiraria dinheiro. É alegria de pobre dura pouco.