Pesquise no Site

Eu já falei dos indianos hoje?


De acordo com a mídia indiana, a Hindustan Aeronautics Limited (HAL) anunciou hoje o primeiro voo com uma duração de 45 minutos, da versão FOC do Mirage-2000 atualizado, conforme estava no cronograma.

FOC é a designação para Final Operational Configuration. Uma forma técnica de se falar que o avião ainda não esta pronto e precisa de muitos ajustes. Essa finalização esta sendo feita na Índia pela própria HAL em uma aeronave recebida a oito meses atrás da Dassault/Thales, designada como uma IOC.

IOC é a chamada aeronave para Initial Operation Configuration. Outro termo técnico para falar:

"Olha, a gente fez o que estava no contrato, agora parem de encher o nosso saco e se virem". 

Brincadeirinha. Na realidade a HAL chamou para si essa responsabilidade, cujo trabalho abrange resumidamente a integração de armas utilizadas pelos indianos, além de sensores e sistemas de guerra eletrônica. 

A Índia comprou 49 Mirages 2000 nos anos 80 e em 2004 adquiriu outros dez. Em 2011 assinou um contrato de 3 bilhões de dólares para atualizá-los, algo em torno de 50 milhões de dólares por unidade modernizada. 

Apenas como referência, atualmente a índia esta negociando a modernização de seus Su-30MKI por cerca de 42 milhões por unidade. Outro vetor muito utilizado em outros países, o F16, teve contratos de modernização variando em torno de 25-30 milhões de dólares/unidade.

Só a título de ilustração...

Com informações do Times of India, mais detalhes em Indian Defense Review
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...