Aerofatos Um blog diferente Quanto mais eu pesquiso... mais certeza tenho... de que não sei nada!

20 de jul de 2016

Drone consegue detectar e detonar minas explosivas


Criadores do Mine Kafon Drone defendem que dispositivo eliminaria minas de forma mais segura e mais barata que métodos tradicionais

Minas explosivas, herança mortal de conflitos que, muita vezes, já se encerraram há anos, são responsáveis pela morte de milhares de civis inocentes a cada ano.

Designers baseados na Holanda querem endereçar o problema com o uso de um drone que consegue mapear, detectar e detonar minas. Segundo os criadores do Mine Kafon Drone (MKF), a tecnologia poderia potencialmente limpar o mundo dos dispositivos mortais em menos de dez anos.

O protótipo funcional do MKF já se encontra pronto. Agora, seus criadores esperam levantar 70 mil euros por meio de campanha no Kickstarter para sofisticar o design do dispositivo, desenvolver estações de base, testar o drone em diferentes ambientes, além de treinar pilotos para controlá-lo.

O MKD foi criado para tornar a tarefa de eliminar minas mais segura, barata e simples. O veículo conta com seis rotores e três diferentes acessórios anexos. O primeiro mapeia a área desejada, enquanto o segundo é usado como detector de metais para identificar as minas, assinalando-as com GPS. Feito isso, o drone volta ao seu operador, que substitui o detector de metal por um braço robótico, usado para colocar pequenos detonadores do tamanho de bolas de tênis sobre as minas. O drone retorna, então com segurança, enquanto as minas são detonadas. 

Segundo o designer Massoud Hassani, líder do projeto responsável pelo MKD, o novo método é 20 vezes mais rápido que as técnicas tradicionais e 200 vezes mais barato. 

Hassani indica que há cerca de 100 milhões de minas no mundo, sendo que ele próprio conhece de perto os perigos potenciais dessas minas. O designer cresceu no nordeste de Kabul, no Afeganistão, onde mais de 10 milhões desses dispositivos estão concentrados em uma área de 500 km².


Maiores informações em http://minekafon.org/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...