Aerofatos Um blog diferente Quanto mais eu pesquiso... mais certeza tenho... de que não sei nada!

29 de jul de 2016

De novo a índia?


Mesmo estando em meio a um impasse no desenvolvimento de seus caças de quinta geração (FGFA), a Índia decidiu negociar com a Rússia a atualização de seus 194 Sukhois Su-30MKI, por cerca de 8 bilhões de dólares.

Segundo a mídia especializada, essas negociações devem ser finalizadas entre 4 a 6 meses, mas sabemos que esses prazos para os indianos não valem de nada. Prova disso é a assinatura do acordo do Rafale que não sai. 

Uma rápida pesquisada da internet e vemos que essa tal atualização esta sendo proclamada há quatro anos. Negociação com a Índia é tão complicada, que até a Bafo de Vodka criticou os negociadores indianos mandando esses voltarem para escola. Mas voltemos aos Flankers...

Os russos disseram que a ideia é transformá-los em "Super Sukhois", incorporando novas capacidades e blá blá blá. Enfim, aquela conversa mole que todo mundo que quer vender um upgrade de alguma coisa fala. Alias, esse papo foi dito em 2012.

A modernização seria feita em duas etapas. Na primeira mexeriam no cockpit, isto é, nos sistemas aviônicos e no display.  Em uma segunda etapa seria incorporado um radar AESA, a capacidade de lançar o míssil Brahmos e mísseis de longo alcance (R-27P)

Dizem que seriam implantadas características furtivas, mas minha imaginação não consegue conceber como. Talvez uma tinta para aumentar a reflexão aos radares porque, pelo tamanho de um flanker, acho mais fácil disfarçá-lo de um Jumbo Comercial. Falam ainda que isso facilitaria a adaptação dos pilotos aos futuros FGPA. 

Bom, atualizações são um mal necessário. Vide o Windows 10. O problema é que gastar 42 milhões de dólares por unidade em um avião que não tem nem 20 anos de uso é assustador! Vai ver que é esse o tipo de avião que assustava o Brigadeiro Saito.

Nesse caso, eu fico com o meu que não assusta. Se bem que hoje em dia, nem respeito ele está impondo. Vive dando rolezinho em Shopping... rs rs rs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...