Pesquise no Site

É muita grana!



Ao rever algumas matérias do blog sobre o Gripado, fiquei intrigado com a questão do pagamento a SAAB. Pelo que se sabe o valor do contrato é de 5,4 bilhões de dólares que serão pagos após a última entrega, divididos em parcelas anuais ao longo de 14 anos, de acordo com o infográfico abaixo da época da oferta.





Fazendo um cálculo grosseiro, dividindo o valor do contrato pelo número de anos teríamos uma parcela anual da ordem de mais de 385 milhões de dólares. Veja bem, não temos detalhes de como serão exatamente essas parcelas. Estou apenas fazendo suposições.

Sabemos através da mídia não especializada que o ano passado o ex-ministro Levy tentou reduzir os juros desse financiamento que eram de 2,54% ao ano. Segundo uma matéria da Reuters, foi firmado um acordo com o Suecos para redução dessa taxa para 2,19% anuais. 

Supondo que o valor da primeira parcela seria aqueles 385 milhões grosseiramente calculados e que as demais parcelas seriam o valor da anterior mais os juros firmados, pondo em uma planilha extrai o seguinte gráfico:


De acordo com a minha planilha, as últimas parcelas estariam na casa dos 500 milhões anuais, lembrando que estamos falando em dólares! Passando para reais teríamos parcelas variando de 1,3 a 1,7 bilhões de reais nos últimos anos de pagamento. 

Tendo em vista que hoje, até a modernização dos nossos onze F5 jordanianos da ordem 276 milhões de dólares foram abandonadas por falta de dinheiro, concorda que da para ficar preocupado?

- Onde vamos arranjar essa grana? Não me responde mal criado!

Em tempo: Qualquer aeronave que fosse escolhida no programa FX2 teria um custo. Apenas acho que deveria ser criado um fundo, para ser recolhido periodicamente um montante, a partir desse ano, que fosse futuramente utilizado nesses pagamentos. A mordida seria menor.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...