É de estudantes assim que precisamos!


Estudantes fazem mobilização para transportar avião até o litoral de SP

Transportadora trouxe aeronave do aeroporto de Congonhas até Guarujá.
Avião será usado como laboratório para alunos da Etec Santos Dumont.

Estudantes do curso de manutenção de aeronaves da Escola Técnica (Etec) Santos Dumont em Guarujá, no litoral de São Paulo, fizeram uma grande mobilização em prol do conhecimento. Eles conseguiram, sem nenhum custo, que um avião fosse transportado do aeroporto de Congonhas, na capital paulista até a Base Aérea de Santos. A antiga aeronave, doada pela Receita Federal, será usada como laboratório para os futuros mecânicos.
Para que o plano fosse colocado em prática foi preciso que o avião viajasse desmontado e em duas carretas separadas. Uma delas levou as asas e o motor, enquanto a outra carregou o corpo do avião.

Como as carretas tinham mais de 20 metros de comprimento, o transporte só pôde ser feito de madrugada e contou com apoio de órgãos como Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo, Ecovias, Polícia Militar Rodoviária, Polícia Militar de Guarujá e diretoria de Trânsito da cidade.

Essa foi a 'primeira vez' que a transportadora trouxe um avião como passageiros e também que cedeu o serviço e a mão de obra aos estudantes. Segundo o representante da empresa, o desafio foi por uma boa causa.

"Estamos acostumados somente com o ramo de contêiner e uma aeronave é diferenciada, ainda mais sabendo a importância que terá para educação dos profissionais iniciantes. Acho que fizemos o nosso papel de contribuir", disse o supervisor José Wilson dos Santos.

Modelo

O avião que agora ficará em um hangar na Base Aérea de Santos, na cidade de Guarujá, é um modelo HS 125-800 com capacidade para 12 passageiros.

“É a concretização de um sonho e motivo de muita alegria, porque é o primeiro jato que a gente passou a ter graças ao empenho de muitos", agradeceu o coordenador do curso no litoral, Anderson Figueira.

Segundo o professor, as aulas práticas começaram antes mesmo da aeronave chegar em solo litorâneo. O avião foi desmontado em São Paulo pelos próprios alunos e também será montado por eles. A ideia é que, com a nova aeronave, os alunos estudem as diferenças de um motor mais moderno, o que ajuda a ampliar o conhecimento dos futuros mêcanicos de aeronaves. "A teoria agora vai complementar a prática. É um estímulo tremendo para todos nós", garante o estudante Thiago da Silva Moreira".


Esse post foi feito utilizando-se do Puppy Linux em um cartão de memória de 2Gb