Aerofatos Um blog diferente Quanto mais eu pesquiso... mais certeza tenho... de que não sei nada!

14 de nov de 2015

Aviões B-52 americanos 'advertidos' sobre Mar da China


Dois bombardeiros B-52 americanos foram advertidos por rádio por um controlador aéreo chinês quando sobrevoavam uma zona próxima a ilhas reivindicadas pelos chineses no Mar da China meridional, informou o Pentágono nesta quinta-feira.

Os dois aviões "receberam duas advertências verbais de um controlador chinês em terra, apesar de estarem a mais de 15 milhas náuticas das ilhas", declarou o comandante Bill Urban, porta-voz do Pentágono.

"Os dois aviões prosseguiram com sua missão sem incidentes, e em todo o tempo operaram de acordo com as leis internacionais".

A China reivindica a soberania sobre quase a totalidade do Mar da China meridional, baseada em uma delimitação que surgiu nos mapas chineses na década de 1940.

Em particular, considera que tem soberania sobre uma zona de 12 milhas em torno de ilhotes e recifes conhecidos como arquipélago das Spratleys, que tem transformado em ilhas artificiais.

Os Estados Unidos questionam tal reivindicação e em 28 de outubro realizaram uma operação para demonstrar sua "liberdade de operações de navegação" em torno do arquipélago, enviando um destróier a menos de 12 milhas dos ilhotes.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...