Pesquise no Site

Novo avião agrícola da Embraer faz primeiro vôo público nesta 4ª feira


O novo avião agrícola desenvolvido pela Embraer, o Ipanema 203, fará seu primeiro voo público de demonstração nesta quarta-feira, 24, em Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. A iniciativa está programada para a abertura do congresso anual promovido pelo Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag). 

As demonstrações aéreas estão marcadas para as 7 horas e às 9 horas. A aeronave ficará em exposição estática no estande da Embraer, até o encerramento do evento, na sexta-feira, 26.

Lançado durante a Agrishow, em abril, o Ipanema 203 é uma evolução do produto que é líder em seu segmento, com mais de 60% de market share no Brasil e mais de 1.360 unidades vendidas, informa a Embraer, em comunicado. O novo modelo tem 2 metros a mais de envergadura de asa em relação ao anterior e é produzido na unidade da empresa, em Botucatu, oeste de São Paulo.

Segundo a Embraer, trata-se da primeira reformulação do produto desde 2005, quando o Ipanema 202 se tornou a primeira aeronave produzida em série no mundo a sair de fábrica certificada para voar com etanol (álcool hidratado), mesmo combustível utilizado em automóveis.

No campo

Líder no mercado de aviação agrícola no Brasil, o Ipanema é utilizado principalmente na pulverização de fertilizantes e defensivos agrícolas. As principais culturas que têm demandado o avião são: algodão, arroz, cana-de-açúcar, citros, eucalipto, milho, soja e café. Ele também pode ser utilizado para espalhar sementes, combater vetores e larvas, no combate primário a incêndios e povoamento de rios.

O diretor da Unidade da Embraer em Botucatu, interior paulista, Alexandre Solis, informa que, além de maior produtividade na lavoura, o Ipanema 203 oferece mais conforto e segurança ao piloto. Segundo ele, o equipamento tem um novo sistema de ar condicionado, além de cinto de segurança com air bag e cabine com novos conceitos ergonômicos, como alavancas de comando mais acessíveis e pedais com ângulos mais suaves.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...