Japão envia primeiro avião às Filipinas para monitorar avanços da China


O Japão enviou um primeiro avião militar às Filipinas que participará a partir desta quarta-feira de manobras conjuntas com o objetivo de acompanhar os avanços de Pequim no Mar do Sul da China, onde os chineses estão construindo ilhas artificiais em torno de um arquipélago disputado.

As Forças Marítimas de Autodefesa do Japão informaram sobre o envio de um avião de vigilância P-3C Orion para que o mesmo participe de exercícios com a Marinha filipina no entorno da ilha de Palawan, ao leste do país.

Palawan se encontra a pouco mais de 100 quilômetros das ilhas Spratly, uma centena de ilhotas e recifes que supostamente abrigam ricos bancos de pesca e jazidas de hidrocarbonetos e cuja soberania total ou parcial é disputada há décadas por China, Taiwan, Vietnã, Malásia e Filipinas.

Nos últimos tempos, a China acelerou a construção de vários terrenos artificiais no mar, entre eles cinco ilhotas de areia, algumas das quais terão função militar, em torno do arquipélago, que é conhecido como ilhas Nansha em chinês, o que elevou as tensões com os países do entorno.

O objetivo das manobras conjuntas entre Tóquio e Manila é, entre outros, detectar a presença de embarcações pesqueiras chinesas ou de qualquer outro tipo de embarcação que possa entrar em águas que as Filipinas consideram como parte de seu território ou de sua zona econômica especial.

Estas operações acontecem após um encontro mantido em Tóquio no início do mês entre o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, e o presidente filipino, Benigno Aquino, no qual foi acordado negociar um acordo de cooperação militar que sirva, entre outras coisas, para resistir à influência da China na região.

EFE via Terra

Em tempo: Segundo o site Janes, as Filipinas estão pensando em adquirir alguns P3C Orion de segunda mão do Japão que opera atualmente cerca de 70 aeronaves, a maioria produzida sob licença pela Kawasaki Heavy Industries na década de 1980. O Japão planeja substituir seus P-3C por novos Kawasaki P-1.