Aerofatos Um blog diferente Quanto mais eu pesquiso... mais certeza tenho... de que não sei nada!

23 de jun de 2015

Itaipu faz voo inaugural do primeiro avião elétrico da América Latina


Evento acontece nesta terça­feira, 23, no aeroporto de Itaipu, em Hernandarias

A Itaipu Binacional e a empresa ACS Aviation, de São José dos Campos (SP), farão nesta terça-feira, 23, às 14h15, o voo inaugural e a apresentação oficial do primeiro avião elétrico tripulado da América Latina, modelo Sora-e. A apresentação será no aeroporto de Itaipu, localizado na margem paraguaia da usina, no município de Hernandarias.

O avião, de dois lugares (piloto e passageiro), foi desenvolvido dentro do Programa Veículo Elétrico (VE) de Itaipu, em parceria com a ACS e a Finep, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.



Fabricado com estrutura de fibra de carbono, o modelo tem autonomia de uma hora e meia de voo, com velocidade de cruzeiro de 190 km/h e velocidade máxima de 340 km/h. O avião está equipado com dois propulsores Enrax, de 35 kW cada um, e seis packs de baterias de lítio íon polímero, totalizando 400 volts.

O interesse do Programa VE no projeto é aprofundar os estudos sobre materiais compostos usados no setor aeronáutico, considerados fundamentais para a redução do peso dos veículos elétricos. Quanto menor o peso, maior a autonomia. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...