Indonésia: Queda de um Hércules provoca dezenas de mortos


Avião despenha-se em zona residencial e provoca vários mortos

Um avião de transporte militar da Indonésia despenhou-se hoje pouco depois de decolar da ilha de Samatra, informaram as autoridades. Há informação de vítimas fatais.
O avião, um Hercules C-130, despenhou-se numa zona residencial da cidade de Medan, na ilha indonésia de Samatra, avançou um porta-voz militar da Indonésia. Há informação de um número indeterminado de vítimas mortais.

"Chegaram 20 corpos ao morgue do hospital", disse a porta-voz do hospital Adam Malik, na cidade de Medan, à agência noticiosa AFP, mas as autoridades admitem que possam existir mais vítimas.

Foi isso, aliás, que adiantou Hisar Turnip, porta-voz da proteção civil indonésia, à agência Reuters: "Segundo as últimas informações que recolhemos 30 pessoas morreram...e o número pode subir". 

O aparelho, um Hércules C-130, despenhou-se poucos minutos depois de ter descolado da base aérea Angkatan Udara Suwondo. O piloto detetou problemas na aeronave e teria pedido para regressar à base, revela o registo de comunicações militares. Mas após ter iniciado o trajeto de volta, o aparelho acabou por despenhar-se.

Segundo a cadeia de televisão Metro TV, 12 militares seguiam a bordo do avião que descolou da base de Angkatan Udara Suwondo, em Medan. Esta informação foi, entretanto, corrigida pelo governador de Sumatra do Norte, Gatot Pujonugroho, que estima que viajavam “mais de 50 pessoas no avião”, entre os quais três pilotos, um mecânico e oito técnicos, segundo o órgão de comunicação local Detik, noticia a agência espanhola Efe.

Com informações do Notícias ao Minuto