Pesquise no Site

FAB faz treinamento para situações de emergência na Base Aérea de Santos


FAB faz treinamento para situações de emergência na Base Aérea de Santos

Cerca de 300 militares da Força Aérea Brasileira (FAB) estão participando de um treinamento na Base Aérea de Santos, localizada em Guarujá, para atuação em situações de emergência.

Mobilizada pela operação para trazer militares e equipamentos, a aeronave Hércules chamou a atenção de moradores nos últimos dias por constantes sobrevoos na Baixada Santista. Mas, apesar da movimentação aérea, o exercício é terrestre, de acordo com o comandante da Base Aérea de Santos, tenente-coronel-aviador Carlos Alberto Panza.

"É um treinamento de capacitação dos profissionais para atuarem fora de uma base, quando a Força Aérea precisa montar um ponto remoto", afirma o comandante, citando as enchentes em Santa Catarina e os deslizamentos na região serrana do Rio de Janeiro como exemplos de situações para as quais esse tipo de treinamento é destinado.

Ele explica que os voos, iniciados na última semana, serviram para transportar os militares, a maior parte deles de fora da Baixada Santista, e os equipamentos necessários para montagem da estrutura. "Existe a estrutura de barracas, refeitórios, salas de aula e dormitórios. Houve essa mobilização para trazer pessoal e material. Ela está encerrada, e a partir de hoje começou a fase de exercícios", conta Panza.

Em outra etapa do treinamento, que acontece até 3 de julho, haverá nova movimentação aérea para lançamento de cargas de aeronaves para os militares em solo.

É a primeira vez que a Base Aérea de Santos recebe essa operação, realizada a cada ano em uma localidade diferente. "O principal motivo é o fato de estarmos vivendo a reativação da base como base aérea. Ela estava um pouco à margem da programação e a realização desse exercício comprova a reintegração da base à rotina da Força Aérea", explica o comandante.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...