EUA: 2 helicópteros Black Hawk para patrulhar fronteira com o México


Os Estados Unidos enviaram mais dois helicópteros Black Hawk para realizar os trabalhos de segurança na fronteira com o México, depois que uma de suas aeronaves teve que fazer um pouso de emergência no estado Texas na última sexta-feira (5), quando foi alvo de disparos vindos do território mexicano.

O Escritório de Alfândega e Proteção Fronteiriça dos Estados Unidos informou nesta quinta-feira (11) que os novos helicópteros, do modelo Black Hawk UH-60, chegarão nesta sexta-feira (12) a Laredo, no Texas, onde serão usados para patrulhar a fronteira "de maneira mais segura".

"Não quero que nossos homens e mulheres do Escritório de Alfândega e Proteção Fronteiriça corram qualquer risco", disse hoje o congressista pelo Texas Henry Cuellar. Os dois helicópteros patrulharão a área compreendida entre Laredo e o vale do Rio Grande.

Os Blackhawk UH-60 são helicópteros maiores que os utilizados habitualmente na área e estão equipados para operar em ambientes de risco. O helicóptero que foi atacado na sexta-feira (5) estava sobrevoando uma área onde o tráfico de drogas e de pessoas é habitual.

Segundo a polícia, é comum ouvir disparos nesse local, mas os mesmos raramente têm como alvos agentes e veículos das forças de segurança dos EUA.

EFE