Aerofatos Um blog diferente Quanto mais eu pesquiso... mais certeza tenho... de que não sei nada!

26 de jun de 2015

Empresa neozelandesa lançará JetPack no próximo ano


Você provavelmente já viu um JetPack em algum filme de ficção científica ou em jogos de videogame. Entretanto, talvez nunca tenha sonhado que esse tipo de equipamento fosse chegar à realidade em tão pouco tempo. 

Uma empresa da Nova Zelândia, a Martin Aircraft, desenvolveu esse aparato nos últimos 35 anos e pretende começar a comercializar JetPacks pessoais a partir do ano que vem, pelo salgado valor do equivalente a R$ 470 mil. O desenvolvimento do JetPack começou como sonho do então estudante Glenn Martin.

Um protótipo inicial da máquina foi testado em 2011, e voou a 1000 metros de altitude antes de aterrissar com um paraquedas. Já sua versão aprimorada, o P12, foi apresentada no Paris Airshow, na França, em conjunto com um simulador, que dava ao público uma ideia de como será pilotar um JetPack.

De acordo com informações publicadas pelo portal britânico DailyMail, o JetPack P12 utiliza um motor V4 de 200 cavalos, que faz funcionar dois potentes ventiladores, e pode voar por mais de 30 minutos a até 74km/h, em altitudes de até 1000 metros. O aparato pode carregar até 120kg de carga.

Em casos de acidente, o JetPack libera um sistema de paraquedas a prova de balas, permitindo uma aterrissagem segura.

O chefe executivo da Martin, Peter Coker, afirma que, apesar de algumas celebridades terem interesse no JetPack, ele foi pensado principalmente para serviços de emergência e profissionais em missões de resgate. 

Paramédicos e bombeiros, por exemplo, poderiam chegar mais rapidamente aos locais de emergência, acredita Peter. A empresa também diz que o JetPack pode aterrissar em telhados com antenas e fios, além de voar em áreas estreitas – entrando em vantagem, por exemplo, em relação aos helicópteros tradicionais.

A Martin manteve em sigilo o nome das pessoas que já demonstraram interesse no invento, mas assumiu que 80% das abordagens vieram dos Estados Unidos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...