Pesquise no Site

Canetas Laser: 63 ocorrências desde janeiro desse ano

Click para acessar o vídeo no site G1
Vídeo feito por piloto mostra laser usado contra aeronave no ES

Voo seguia do Rio a Vitória e raio pode ser visto a três mil metros de altura.
Uso dessa luz contra aviões é crime no Brasil, com pena de até 12 anos.

Um vídeo gravado por um piloto em um voo do Rio de Janeiro para Vitória, no Espírito Santo, mostra que canetas de raio laser foram usadas para atrapalhar o trabalho dos tripulantes. No Brasil, essa prática é considerada crime com pena de até 12 anos de reclusão.

Desde janeiro de 2015, foram realizados 63 registros do crime no Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

Nas imagens é possível observar as luzes de cor verde sendo apontadas para a direção da câmera e da aeronave. O voo seguia do Rio de Janeiro para Vitória, e, no momento do vídeo, sobrevoava Guarapari.

No momento do pouso em Vitória, a aeronave estava a 3 mil metros de altura e, mesmo assim, as luzes eram fortes o bastante para incomodar a tripulação do voo. O brinquedo aparentemente inofensivo pode causar distração, ofuscamento da visão, e até cegueira temporária nos pilotos.

As canetas de raio laser podem ser compradas em papelarias ou mesmo na internet, sem restrições. São úteis em palestras ou apresentações de trabalhos. No entanto, se apontadas diretamente para os olhos dos pilotos, são capazes de derrubar um avião.

“É irrespondibilidade dessas pessoas, às vezes está até na mão de crianças e adolescentes. Os adultos têm que tomar conta disso, até porque o aeroporto de Vitória é próximo à cidade”,  opinou a comerciante Silvana Matei.

“É ignorância. São jovens, isso tem que ser combatido. Tem que ter fiscalização. Os pilotos reclamam sobre isso, jogares de futebol reclamam, isso tem que ser proibido”, disse o engenheiro Paulo Roberto Lamo.

Crime

Outro vídeo, enviado pela Associação Brasileira de Pilotos da Aviação Civil mostra um grupo que também usava o raio laser contra uma aeronave. Após o aviso dos pilotos, os rapazes foram identificados e detidos.

O uso de raio laser contra aviões é crime no Brasil, a pena pode chegar a 12 anos de prisão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...