Museu da TAM: Muda ou não Muda?


Segundo o portal da FAB, como o museu da TAM não é de fácil acesso a muitos interessados pela distância da região metropolitana, uma proposta começou a ganhar corpo: a transferência para a capital do estado, São Paulo. A ideia seria levar as aeronaves históricas para uma área do Comando da Aeronáutica na região do Campo de Marte, zona norte da cidade, e acrescentar ainda outras raridades da Fundação Santos Dumont, Polícia Militar do Estado de São Paulo e outras instituições ligadas à aviação. 

De acordo com o Comandante do Quarto Comando Aéreo Regional (IV COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, o projeto está no início e já conta com a participação efetiva do Museu da TAM e da Fundação Santos Dumont, que vão ceder seus acervos. “Nossa ideia é trazer para a maior cidade do país toda a riqueza da aviação brasileira, além de preservar e resgatar a história aeronáutica”, afirmou.

Em janeiro, o IV COMAR reuniu empresários e representantes de instituições públicas e privadas para debater o tema. A reunião contou com a participação do Comandante João Francisco Amaro, Presidente do Museu TAM, que explicou a necessidade de transferência do acervo de mais de noventa aeronaves em exposição em São Carlos. Segundo ele, a mudança para São Paulo aumentaria o número de visitantes, além de ampliar o espaço destinado às aeronaves expostas. Instituições como a Infraero, Polícia Militar, Associação Brasileira de Aviação Geral e Helibras também apoiam a iniciativa.

“É uma grande solução cultural que vai gerar emprego e renda, além de valorizar a região que tem tudo a ver com aviação”, disse o superintendente regional da Infraero, Willer Larry Furtado. Ele lembrou que a área do Campo de Marte foi a primeira infraestrutura aeroportuária de São Paulo, nos anos 20, e hoje abriga mais de 40 hangares, além de sediar o tradicional Aeroclube de São Paulo e o Grupamento de Rádio Patrulha Aérea da Polícia Militar, o Águia

Com informações extraídas do Portal da FAB

Em tempo: Se fosse pela vontade do Prefeito Fernando Haddad, o Campo de Marte seria fechado (veja aqui)