Pesquise no Site

Itália, França e Alemanha vão construir 'drone europeu'


Os ministros da Defesa da Itália, França e Alemanha anunciaram um acordo nesta segunda-feira (18) para a construção de um "drone europeu". A fase de desenvolvimento do projeto já começa neste ano e estima-se que até 2025 o avião não-tripulado esteja pronto.

"Os recentes esforços nas questões operacionais e nas crises políticas e humanitárias em nossas fronteiras demonstraram uma forte necessidade de um sistema aéreo controlado remotamente com autonomia de uso e suporte", informaram em comunicado os ministros Roberta Pinotti, Jean-Yves Le Drian e Ursula Von Der Leyen.

Os responsáveis pelo documento afirmaram ainda que a decisão de construir o "euro-drone" foi tomada após receber propostas de empresas das três nações. Agora, os "estudos têm como objetivo determinar um pacote comum de requisitos operacionais com relativa projeção preliminar que responda a objetivos claros em termos de performance, tempo e custos".

A ideia é que os equipamentos sejam utilizados para operações de reconhecimento - de curta e de longa distância - e de vigilância de fronteiras. Os líderes ainda afirmaram que são "favoráveis" a entrada de outros países no projeto para "reforçar a cooperação europeia no setor de defesa".

Atualmente, os drones utilizados por europeus são, em maioria, dotados de tecnologia norte-americana e israelense. Segundo rumores, as empresas que estão liderando o projeto europeu são a italiana Alenia Aermachhi, a francesa Dassault Aviation e a alemã Airbus. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...