Pesquise no Site

Houthis afirmam ter derrubado avião da coalizão em Saada


Sana - O movimento rebelde iemenita dos houthis afirmou nesta segunda-feira que derrubou um avião da coalizão árabe na província de Saada, depois de Marrocos confirmar que um de seus caças F16 desapareceu após ser atingido nos combates.

Em curta mensagem emitida pela televisão Al Masira, órgão de comunicação dos houthis, o grupo insurgente disse que "suas forças antiaéreas abateram um avião modelo F16".

O incidente, o primeiro do tipo desde o início da ofensiva aérea da coalizão em 26 de março, ocorreu no vale de Al Nushur, em Saada, reduto do movimento xiita.



O anúncio dos houthis vem depois que as Forças Armadas do Marrocos informaram que um dos caças F16 marroquinos que participam da coalizão havia sido atingido nos combates e estava desaparecido. O avião foi supostamente derrubado na tarde de ontem e ainda não se sabe o paradeiro do piloto, indicou o exército em comunicado.

O Marrocos divulgou poucos detalhes sobre sua participação na coalizão liderada pela Arábia Saudita, mas supostamente disponibilizou seis caças para a operação.

Com a Arábia Saudita na liderança, a aliança começou a bombardear no dia 26 de março no Iêmen os milicianos houthis, que em fevereiro assumiram o poder contra o presidente Abdo Rabbo Mansour Hadi.

Os houthis aceitaram ontem uma proposta saudita de cessar-fogo humanitário de cinco dias, que deverá começar na terça-feira, mas acusaram a coalizão de dificultar a chegada de ajuda aos desabrigados no Iêmen.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...