Pesquise no Site

BNDES confirma exportação de 40 aviões Embraer à China (ver nota)


Rio de Janeiro - O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, assinou nesta terça-feira, 19, acordo para financiar exportações de 40 aviões E-195, da Embraer, para o grupo chinês Hainan.

O valor do negócio é de até US$ 1,3 bilhão. "Trata-se do primeiro acordo de financiamento do BNDES para exportações de aeronaves brasileiras com a China e envolverá, na etapa inicial, até dez aeronaves entre 2016 e 2017", detalhou o banco de fomento, em nota.

O acordo foi firmado entre o BNDES, o Banco de Exportações-Importações da China (China Exim) e o Hainan, em Brasília. O acerto faz parte da série de atos assinados no Palácio do Planalto, durante a visita oficial do primeiro-ministro da China, Li Keqiang, à presidente Dilma Rousseff.

A ação é a primeira a ser concretizada dentre as medidas incluídas no Memorando de Entendimentos firmado em julho do ano passado entre o BNDES e o China Exim, durante a visita do presidente Xi Jinping ao Brasil.

Além de Coutinho, da presidente Dilma e do primeiro-ministro Keqiang, participaram da cerimônia de assinatura a CEO do China Exim, Hu Xiaolian, o CEO do grupo Hainan, Chen Feng, e o diretor financeiro da Embraer, José Antonio Fillipo.

Exame

Nota: Apesar dessa "confirmação", o que se viu na mídia falava de uma venda de 22 aeronaves por US$ 1,1 bilhão. E Agora Luciano Coutinho? Como ficamos? Veja mais detalhes aqui
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...