Pesquise no Site

Acidente na Serra da Canastra com o PU-BIK


Cansado de apenas publicar acidentes e vendo que não estamos contribuindo em nada para melhorar a questão da segurança aérea, estaremos tentando uma nova abordagem daqui por diante. Contamos com a colaboração e compreensão de todos.

Abaixo segue a matéria do site G1 sobre o acidente do avião experimental PU-BIK que vitimou um piloto na Serra da Canastra. De acordo com novas informações, o piloto era o proprietário da aeronave, José Ferreira Glória Filho, de 56 anos. de Pirassununga-SP. Nossas condolências aos amigos e familiares. Acompanhe as atualizações no final da matéria.


Aeronave cai na Serra da Canastra e piloto morre, diz FAB

Avião decolou de São Paulo para Minas Gerais na manhã de sábado (2).
Destroços foram encontrados dois dias depois; corpo será levado a Passos.

Uma pessoa morreu após um ultraleve cair na região da Serra da Canastra, no Alto Paranaíba. De acordo com informações fornecidas pela Força Aérea Brasileira (FAB), a vítima seria o piloto, que ainda não teve nome nem idade divulgados oficialmente.

Como o local onde o acidente ocorreu é um trecho de mata fechada, o acesso por terra é difícil. Peritos da Polícia Civil cidade de Passos deverão ser levados ao local na manhã desta terça-feira (5), de carona em um helicóptero da FAB. Isso porque a aeronave está em uso no município de Pirassununga (SP) e não chegaria ao local antes do anoitecer.

Ainda conforme a Força Aérea, a aeronave experimental, de matrícula PU-BIK, decolou por volta das 7h de sábado (2) de Pirassununga com destino à Pousada da Limeira, em Vargem Bonita, na Serra da Canastra.

Durante todo o sábado, parentes do piloto tentaram contato com ele por celular, em vão. Somente por volta das 14h30 de domingo (3) é que o serviço de salvamento da FAB foi acionado para iniciar as buscas pelos destroços. Um avião e um helicóptero foram usados nas buscas.

Os destroços foram encontrados às 8h50 desta segunda-feira (4) pela equipe da FAB, que confirmou a morte do piloto, único ocupante do ultraleve. O corpo e os restos do avião ainda estão no local. 

Investigação

A Delegacia da Polícia Civil de Piumhi foi designada a investigar o caso. Contudo, segundo o delegado Fernando Henrique Turini Berdugo, peritos que atuam na cidade de Passos (mais próxima ao local do acidente) é que irão ao local para iniciar o trabalho de perícia.

"Vai depender de ajuda da FAB, pois o acidente ocorreu em uma região de mata fechada e os peritos vão precisar de carona no helicóptero para conseguirem descer no local", explicou.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) informou que ainda não foi notificado sobre o acidente. Mas que a investigação de acidentes envolvendo aeronaves particulares de pequeno porte fica ao cargo da Polícia Civil, pois não segue padrões específicos de segurança aérea.

Ainda de acordo com o delegado de Piumhi, depois de ser periciado o corpo será levado para o IML da cidade de Passos.


MATRÍCULA: PUBIK
Proprietário:
JOSE FERREIRA GLORIA FILHO
CPF/CGC:
97594083849
Operador:
JOSE FERREIRA GLORIA FILHO
CPF/CGC:
97594083849
Fabricante:
Modelo:
Bravo 700
Número de Série:
087
Tipo ICAO :
ULAC
Tipo de Habilitação para Pilotos:
UATE
Classe da Aeronave:
POUSO CONVECIONAL 1 MOTOR CONVENCIONAL
Peso Máximo de Decolagem:
550 - Kg
Número Máximo de Passageiros:
001
Categoria de Registro:
PRIVADA EXPERIMENTAL
Número dos Certificados (CM - CA):
110721
Situação no RAB:
Data da Compra/Transferência:
141014
Data de Validade do CA:
Data de Validade da IAM:
ABORDO
Situação de Aeronavegabilidade:
Normal
Motivo(s):
Consulta realizada em: 04/05/2015 19:46:47
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...