Pesquise no Site

Taiwan pune oficiais após visita de celebridade a helicóptero Apache


O exército de Taiwan puniu 17 oficiais por permitir que um grupo de civis, incluindo a estrela de televisão Janet Lee, visitasse helicópteros Apache. Os oficiais, incluindo Chen Chien-tsai, comandante das forças especiais, receberam punições que variam de deméritos para transferências de cargo, anunciou na terça-feira o exército.

Lao Nai-cheng, piloto do helicóptero Apache no centro do escândalo, ainda enfrenta uma investigação judicial e mais medidas legais depois de sua libertação na segunda-feira com fiança de 500 mil novos dólares de Taiwan (cerca de US$ 16 mil).

Originalmente penalizado apenas com uma reprimenda, Lao foi disciplinado com um demérito e removido de sua posição.

Em uma entrevista coletiva de proclamação das punições, o chefe militar de Taiwan, Kao Kuang-chi, se desculpou ao público e ordenou uma revisão disciplinar das forças armadas.

De acordo com reportagens, Lao levou um grupo de 26 parentes e amigos, incluindo Lee e família dela, para sua base no distrito de Longtan, na cidade de Taoyuan, em 29 de março, sem aprovação dos superiores.

Lao deixou os visitantes acessarem um hangar que abriga os helicópteros e ainda abordarem um Apache e tirarem fotos, que foram divulgadas por Lee em sua página pessoal do Facebook, fazendo a visita pública.

Seis estrangeiros, incluindo um japonês identificado só como Hirayama e cinco trabalhadores migrantes do Sudeste Asiático, que trabalham como criadas ou cuidadores na comitiva, também entraram no hangar, segundo investigadores.

Listadas como áreas restritas, instalações militares em Taiwan são geralmente limitadas para civis senão com aprovação própria.

Esta não é a única polêmica em que as forças armadas de Taiwan estão envolvidas no momento. O comandante do exército, Yang Chia-chih, que estava baseado na afastada Ilha Dongying, foi removido de seu cargo na semana passada por suposto assédio sexual a oficiais mulheres.

Além disso, um comandante da companhia foi acusado de assédio sexual em um caso que relatou no domingo. Detalhes publicados na página pessoal do Facebook de um soldado da Marinha voluntário sobre bebedeira em uma base militar também atraíram críticas públicas pela perda da disciplina militar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...