Quando um Kawasaki C1 vira um Kctão


Hoje pela manhã, ao postar uma matéria sobre o nosso Ministro da Defesa coloquei uma foto falsa representando o KC390. Foi a minha forma de protestar pelo fato de termos como Ministro um político sem nenhuma ligação com a área de defesa. 

O que me deixou assustado é que, geralmente, nessa hora eu sempre vejo algumas pessoas aparecendo pelo Facebook me dando bronca: "Você colocou a foto errada" ou coisa equivalente. Afinal, sempre tem alguém que adora apontar os nossos erros. 

Porém, para meu espanto, dessa vez quase que ninguém fala nada. Uê? Será que a maioria entendeu o meu protesto? Duvido... Por essa razão achei melhor falar um pouco sobre a foto.


O "KC390" criado a partir da foto de um Kawasaki em 2010 quando não havia protótipo, apenas concepções artísticas

A pessoa que a fez há alguns anos, estava na época apendendo a utilizar o Photoshop. A foto original era de um Kawasaki C1 que, com um pouco de paciência, habilidade e talento se transformou em uma arte digital do avião da Embraer. 

O Kawasaki original

Como eu já comentei por aqui em uma matéria chamada "Cuidado com os fakes na Internet", o efeito colateral dessas imagens é que, com o passar do tempo sua história se perde na Internet. Elas sempre acabam aparecendo em matérias sobre as aeronaves em publicações pela web gerando grande confusão.

Dai para se desfazer isso é quase impossível. Mesmo utilizando as técnicas de pesquisa de imagem do Google, a imagem acaba aparecendo nas pesquisas em links de sites sérios, reforçando o equívoco. No caso desse nosso "kctão falsificado" um fórum mexicano chegou até acusar a Embraer de plágio (veja aqui). 

O KC390 verdadeiro extraído do Youtube
Por isso meus caros artistas digitais, por gentileza, coloquem sempre uma marca d'água descrevendo que aquilo é uma concepção artística. Aproveite  e coloque seu nome e e-mail. Você também pode fazer um portfólio online com suas imagens. Isso protege os seus direitos autorais e pode evitar que se faça muita confusão.

Pena que não da para fazer isso com político...  

Print de resultados do Google que mostram a mesma arte para vários links sobre o KC390