Pesquise no Site

Paraquedista em Manaus termina com fratura exposta


Paraquedista tem problemas durante salto em Manaus e sofre sérias fraturas

Durante manobra para pouso, paraquedista experiente perdeu mais altura do que o normal e se chocou contra o chão em alta velocidade. Quadro de saúde é estável

No início da tarde deste sábado o paraquedista amazonense, Renan Paz, sofreu um acidente e ficou ferido após problemas no salto. O caso aconteceu por volta das 13h, no Aeroclube do Amazonas, localizado na Zona Centro-Sul de Manaus. O problema foi durante a manobra para pouso. Segundo relatos, o paraquedas perdeu mais altura do que o normal e se chocou contra o chão em alta velocidade. O homem teve fraturas expostas nas duas pernas.

O instrutor de paraquedismo Stanley William informou que o paraquedista, de 26 anos, já tem mais de 800 saltos de experiência e usava um equipamento de alta performance. A suspeita, segundo ele, é de que turbulências em razão do calor tenham dificultado os procedimentos de pouso.

- O acidente foi a soma de vários fatores contribuintes. A temperatura na hora pode ter influenciado, pois esse tipo de paraquedas é muito sensível. Qualquer vento um pouco mais forte acaba tirando ele do mesmo sentido que ele estava planejando. Não se permite manobras baixas, pois você vai entrar mais forte no solo e não vai ter tempo de reação para frear no tempo necessário. O maior erro ali foi a decisão da curva no final - comentou o instrutor de paraquedismo

Ainda segundo Stanley, o paraquedista tinha habilidade para usar o equipamento. 

- Ele saiu do avião normalmente, fez queda livre, abriu o paraquedas e estava perfeitamente bem. Na hora do pouso, os que usam paraquedas de alta performances fazem uma certa manobra - curva em 270º, mais curta para profissional - e nisso, houve turbulência e fez com ele perdesse mais altura do que o comum. Houve freio mais desceu mais do que ele esperava.

Com o impacto da batida no chão, o homem teve fratura exposta nas duas pernas. Depois do acidente ele foi socorrido por equipes de socorro do Aerocuble e, em seguida, encaminhado ao hospital 28 de Agosto. Segundo a assessoria de comunicação da unidade de saúde, segundo informações da assessoria de comunicação do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, Renan passou por cirurgia e está em observação no pós-operatório.
O equipamento utilizado passará por perícia, que deve apontar a causa do acidente.

*Com informações do G1 Amazonas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...