Pesquise no Site

Embraer e Saab assinam acordo para gestão conjunta do projeto F-X2 no Brasil


A Embraer e a Saab assinaram nesta terça-feira, 14, acordo que estabelece uma parceria para a gestão conjunta do Projeto F-X2 da Força Aérea Brasileira (FAB), dando sequência ao memorando de entendimento anunciado em 11 de julho de 2014, informou a fabricante brasileira de aviões. Conforme o comunicado, esta parceria é parte do compromisso de cooperação industrial da Saab em relação ao projeto F-X2.

"Nos termos deste acordo, a Embraer desempenhará um papel de liderança na execução do programa e realizará uma grande parte do trabalho de produção e entrega das versões monoposto e biposto do Gripen NG, caça de última geração adquirido pelo Brasil", explica a companhia, na nota.

Também segundo o comunicado, a Embraer será responsável por uma quantidade considerável do trabalho em desenvolvimento de sistemas, integração, testes de voo, montagem final e entregas de aeronaves e também participará da coordenação de todas as atividades de desenvolvimento e produção no Brasil. Além disso, a Embraer e a Saab serão responsáveis pelo desenvolvimento completo da versão biposto do Gripen NG.

A partir do segundo semestre de 2015, uma equipe de engenheiros e técnicos da Embraer será enviada para a Suécia a fim de realizar o treinamento inicial na manutenção e no trabalho de desenvolvimento do Gripen NG. Essas habilidades e competências serão posteriormente transferidas para o Brasil. A Embraer e a Saab construirão um Centro de Engenharia na planta industrial da Embraer, em Gavião Peixoto (SP), para apoiar as operações dos caças Gripen NG na FAB.

A implementação da parceria para a gestão conjunta do programa acontecerá tão logo os contratos do F-X2, negociados entre a Saab e o Comaer (Comando da Aeronáutica), tornem-se efetivos. "O contrato entre a Saab e o Comaer para aquisição do Gripen NG e o contrato de cooperação industrial associado entrarão em vigor uma vez que certas condições forem cumpridas. Estas condições deverão ser preenchidas durante o primeiro semestre de 2015", acrescenta a Embraer, no comunicado

Agencia Estado via Yahoo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...