Pesquise no Site

Balões colocam em perigo o tráfego de aviões e de helicópteros em SP


Dois centros de controle da Aeronáutica e a torre do Aeroporto de Congonhas passaram a manhã em estado de alerta. 

Balões no céu de São Paulo provocaram a interrupção do tráfego aéreo no Aeroporto de Congonhas nesta terça-feira (21) de manhã. De repente, um balão cai no meio do Aeroporto de Congonhas. Ventava forte e ele foi arrastado da pista até o gramado, bem na hora em que um avião pousava.

Dois centros de controle da Aeronáutica e a torre do Aeroporto de Congonhas passaram a manhã em estado de alerta. Os pilotos dos aviões que se aproximavam eram avisados sobre o perigo. Um deles recebeu a ordem para interromper o pouso.
  
Torre de Comando: 0-7, a torre.

Piloto: Na escuta. Prossiga.

Torre de Comando: A gente vai precisar fazer a retirada do balão. Inicia o procedimento de aproximação perdida. Subindo conforme a carta e chama o controle.

Piloto: Ok, descendo a aproximação perdida.

Outros aviões que estavam na fila para pousar são avisados:

Torre de Controle: Só para informação: o Air Bus da companhia à frente arremeteu. No momento, aguarde novas instruções e prepare-se para uma possível arremetida.

Piloto:  Ciente.

O operador corre para evitar mais riscos. Quando ele chega perto, o balão pega fogo. E ele recolhe o que sobrou. Na mesma hora, nossas equipes flagraram outros nove balões, bem perto dos aviões que sobrevoam São Paulo. Um deles caiu no meio da mata. Por sorte, já estava apagado.

A polícia Ambiental disse que quem for flagrado soltando balão é indiciado. E ainda paga R$ 5 mil de multa. Mas, nesta terça-feira, ninguém foi preso.

(visite para ver o vídeo)

Em tempo: Doze balões foram flagrados pela equipe de reportagem do SPTV em diferentes regiões de São Paulo na manhã e no início da tarde desta terça-feira (21). Três balões passaram pela região do Parque do Carmo, na Zona Leste. Um deles tinha dezenas de rojões. Outros três estavam na Zona Norte. Na Zona Sul, na região do Morumbi, um balão caiu próximo a um prédio. Os balões também passaram sobre as rodovias Anhanguera e na altura do quilômetro 74 da Castello Branco. G1

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...