Pesquise no Site

Apenas um "Problema operacional"?


'Pessoas choravam', diz passageiro de voo da TAM para Porto Alegre

Aeronave decolou do Rio de Janeiro a Porto Alegre, mas teve de voltar.
Companhia aérea afirmou que problema no avião foi 'operacional'.

Um voo da TAM que saiu do Rio de Janeiro em direção a Porto Alegre causou momentos de pânico em passageiros que estavam na aeronave. O avião decolou do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) às 22h20 de segunda e deveria chegar ao Aeroporto Salgado Filho após a meia-noite. Entretanto, segundo depoimentos, eles tiveram de sobrevoar a capital fluminense por quase duas horas, retornando ao terminal.

Um jovem de Porto Alegre que estava no voo, e pediu para não se identificar, afirma que os passageiros entraram em desespero. Além da turbulência, o piloto teria informado que a aeronave estava com problemas de despressurização.

"Muita turbulência, problemas com as telas de vídeos que não baixavam e ficavam aparecendo imagens aleatória. As pessoas estavam passando mal, choravam, até que ele [piloto] retornou para informar que poderia realizar o pouso novamente no Galeão. As comissárias de bordo falaram informalmente que, se o avião subisse um pouco mais, teriam caído todas as máscaras [de oxigênio], e seria um caos ainda maior", contou ao G1.

Ainda segundo o passageiro, o avião saiu com cerca de 30 minutos de atraso do Rio de Janeiro. Após algum tempo de voo, o piloto avisou dos problemas.

"Estranhamente, o avião não subiu como geralmente acontece, ficou na altura das nuvens. Ficamos por mais meia hora sem informações, até que o piloto novamente avisou a tripulação de que a aeronave estava com problemas de despressurização. Ou seja, não poderia subir mais do que aquela altura pois poderia haver algo pior", lembra. "E ao mesmo tempo, não poderia pousar no Rio, pois o avião estava com peso máximo de combustível".

Os passageiros tiveram de passar para outro avião, que decolou por volta de 1h e chegou a Porto Alegre às 3h. Em contato com o G1, a companhia aérea divulgou nota sobre o ocorrido. Segundo a TAM, o problema foi operacional, a aterrissagem ocorreu em segurança e os passageiros tiveram a "assistência necessária".

Confira a nota na íntegra:

"A TAM informa que a aeronave que operava o voo JJ3811 (Rio de Janeiro/Galeão – Porto Alegre) retornou ao aeroporto de origem após a identificação de um problema operacional. A aterrissagem aconteceu em total segurança, à 0h13. Devido à necessidade de manutenção corretiva, a aeronave foi trocada e a decolagem ocorreu à 1h12. O avião pousou normalmente no aeroporto de destino às 3h04.

A TAM lamenta o ocorrido e esclarece que prestou a assistência necessária aos passageiros.

A empresa ratifica que segue os mais elevados padrões de segurança, atendendo aos regulamentos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e das demais autoridades internacionais, e esse cuidado tem por objetivo assegurar prioritariamente a segurança dos voos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...