Pesquise no Site

Um predador a menos. Os terroristas agradecem.


EUA perdem drone sobre a Síria, que alega ter derrubado a aeronave

BEIRUTE/WASHINGTON (Reuters) - Os Estados Unidos perderam contato com um drone Predator sem munição sobre o Síria nesta terça-feira, disseram autoridades norte-americanas, sem, no entanto, confirmarem relatos da mídia estatal síria de que o avião foi derrubado pela defesa aérea do país.

"Nesse momento não temos informação que corrobore os relatos da imprensa de que a aeronave foi derrubada a tiros", disse uma autoridade de defesa dos EUA, falando sob a condição de anonimato.

"Estamos avaliando o incidente e vamos fornecer mais detalhes quando disponíveis", acrescentou a fonte.

Outra autoridade norte-americana que também pediu para não ser identificada disse brevemente à Reuters que os EUA ainda não "poderiam determinar a causa", sem dar mais detalhes.

Trata-se do primeiro incidente do tipo desde que uma coalizão liderada pelos EUA começou a conduzir ataques aéreos contra o grupo militante radical Estado Islâmico sobre os territórios de Iraque e Síria, em meados do ano passado.

Autoridades dos EUA descreveram anteriormente os céus sobre a Síria como relativamente calmos, destacando que o governo do presidente sírio, Bashar al-Assad, ainda não havia perseguido nenhuma aeronave da coalizão sobre seu território.

Mas, nesta terça-feira, a agência de notícias estatal síria Sana disse que a defesa aérea do país havia derrubado um avião de vigilância dos EUA na província litorânea de Latakia.

“A defesa aérea síria derrubou um avião de vigilância hostil dos EUA no norte de Latakia”, disse a Sana em boletim, sem fornecer mais detalhes.

(Reportagem de Mariam Karouny, em Beirute; e de Phil Stewart, em Washington)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...