Su35S: S de "Se colar, colou!"


No último final de semana, o site Defense News, publicou uma matéria onde afirma que, de acordo com fontes russas, a Russia e Índia teriam assinado um acordo para aquisição de uma nova versão do Su-35.

Segundo o site, esse Su-35S, seria um "Su-35-4 plus PAK-FA generation" e introduziria características furtivas no flanker (?). Seu preço estaria em torno dos 85 milhões de dólares, o que o tornaria uma alternativa mais interessante que o Rafale.

De acordo com o site, nenhuma fonte da Defesa da Índia confirmou tal acordo, apenas confirmaram a apresentação da proposta russa do Su-35 como substituto para os Mig-21 e 27 que devem se aposentar nos próximos 7 ou 8 anos.

O site também afirma que muitos acreditam que as tentativas russas de fornecer caça a Índia teriam como fundo uma intenção de atrapalhar as negociações com os franceses, em uma tentativa de puni-los pela recusa da entrega dos porta-helicópteros da classe Mistral, resultado das tensões diplomáticas relativas a Ucrânia.

A confusão não fica apenas na questão do caça estar ou não sendo negociado. O texto diz que esta versão estaria sendo testada para entrar em serviço esse ano na Russia, tanto na Força Aérea como na Aviação Naval (?).

Ainda segundo o site, a China também estaria interessada nessa versão furtiva. Mesmo parecendo sem fundamento, a matéria já repercutiu em sites asiáticos como Want China Times

Deixa ver se entendi: Terremos um Super Flanker furtivo e com características navais? Hummm. Sei... Vai que cola?