Sabe o que você faz com esse drone?


Veja 7 usos para drones que podem melhorar o mundo

Os drones não servem apenas para combater guerras, gravar filmes e fazer entregas rapidamente. Ideias como a do Facebook, que quer usar o dispositivo para levar internet a locais remotos e a de estudantes de Connecticut, nos Estados Unidos que querem utilizá-lo como salva-vidas nas praias, têm crescido no mundo todo. Confira 7 utilizações dos drones que estão tornando o mundo um lugar melhor:

1. Transportar remédios e alimentos para locais remotos

Desastres naturais e guerras necessitam de distribuição emergencial de remédios, alimentos e outros recursos vitais, o que pode ser realizado de maneira mais eficiente com os drones. Um exemplo deste uso é a Matternet, uma startup que desenvolveu uma rede de transporte de medicamentos para áreas de risco. Os equipamentos podem ainda procurar por sobreviventes.

2. Diminuir o tempo de resposta de emergências

Um estudante de pós-graduação na Áustria desenvolveu um método que utiliza drones para levar desfibriladores ao encontro de vítimas de ataques cardíacos. O ‘drone-ambulância’, no entanto, precisa de apoio humano: alguém para carregar o equipamento no drone e alguém próximo à vítima, para utilizá-lo. Os dispositivos podem voar a até 60 km/h, diminuindo o tempo de resposta de emergências de dez para apenas um minuto.

3. Ajudar equipes de busca e salvamento

Os drones podem ajudar também o salvamento em locais de difícil acesso, como florestas. Nestes casos, muitas vezes a equipe de resgate demora um bom tempo para chegar até a vítima. Uma equipe de busca e salvamento no Texas está usando drones equipados com infravermelho para ajudar em suas missões. Eles são capazes de captar o calor do corpo de uma pessoa, mesmo no escuro.

4. Acompanhar e proteger a vida selvagem

É possível ainda monitorar a vida selvagem à distância, especialmente espécies ameaçadas de extinção. Uma equipe de cientistas da Indonésia tem usado drones para observar um grupo de macacos em extinção, garantindo que eles estão vivendo bem. Os dispositivos podem ainda eliminar atividades como a caça furtiva

5. Combater o crime

Diversas equipes já utilizam os drones para investigar ligações e ameaças potenciais, evitando a necessidade de deslocar equipes inteiras desnecessariamente. No entanto, a implementação dos aparelhos em larga escala é algo bastante caro.

6. Verificar campos de petróleo

O petróleo é um recurso crucial, vital para a sobrevivência de muitas economias e da humanidade em geral. Os drones já estão sendo utilizados para verificar se plataformas de petróleo estão funcionando da maneira correta. Qualquer problema pode ser gravado por câmeras embutidas nos drones, substituindo o trabalho humano e evitando riscos.

7. Mapear recifes e zonas costeiras

Henri, um drone à prova d'água, pesa apenas 2kg e é equipado com uma GoPro e um GPS com piloto automático. Ele é capaz de mapear a navegação no mar e identificar problemas como o desmatamento dessas regiões.