Ministro da Defesa, Jaques Wagner, visitou Porto Velho nesta terça-feira


O ministro da Defesa, Jaques Wagner, visitou a Base Aérea de Porto Velho (BAPV) nesta terça-feira (24) para conhecer a frota de helicópteros AH-2 Sabre, aeronaves de guerra para missões de defesa aérea e ataques ao solo. A cerimônia contou com a presença de autoridades do estado e também foram premiados os melhores aviadores da BAPV.

Segundo o ministro, os helicópteros estão alocados em Rondôniadevido a localização estratégica dentro da Amazônia. "Nós concentramos aqui o estratégico de aeronaves que a Amazônia têm por que Rondônia tem papel destacado na posição geográfica. A partir daqui, os helicópteros podem chegar a qualquer lugar do território nacional", explica.


Wagner ressaltou que os investimentos na aviação têm grande importância na guerra contra o narcotráfico que já vitimou tantos jovens pelo país. 

"Apesar do tráfico não ser a principal função das Forças Armadas, é evidente que quando se toma conta de uma fronteira, protegemos o país do narcotráfico", diz o ministro.

Conforme a Força Aérea Brasileira (FAB), ao todo são 12 helicópteros para toda a Amazônia. As aeronaves são utilizadas em missões de defesa aérea, ataque, escolta, supressão de defesa aérea inimiga, varredura e apoio aéreo aproximado. Os AH-2 Sabre são as primeiras aeronaves de combate em operação na FAB e começaram a ser utilizados em 2009.

A 2ª tenente, Vitória Cavalcante, de 23 anos, é a primeira mulher a pilotar um dos Sabres na Base Aérea de Porto Velho. Há cinco anos na academia, ela conta que a missão é difícil devido a complexidade e o peso de quase 12 toneladas da aeronave, o que implica muito estudo e dedicação.


Em tempo: Segundo o G1, o AH-2 conta com um canhão de 23 mm capaz de disparar até três mil tiros em um minuto. Segundo a Base, cada tiro de 23 mm equivale a quase 100 tiros de uma arma calibre 7,62mm, como os fuzis utilizados por tropas no solo. O canhão do Sabre também está em uma torreta móvel, que permite ao helicóptero atirar em seus alvos de frente ou de lado e pode levar também até 60 foguetes de 80 mm e oito mísseis ar-terra.