Pesquise no Site

EUA resgatam dois pilotos sauditas no golfo de Áden, na fronteira com o Iêmen


Militares americanos resgataram na quinta-feira (26) dois pilotos sauditas após a queda de seu avião de combate no Golfo de Áden, na fronteira com o Iêmen, informaram nesta sexta-feira (27) fontes do Pentágono.

Os pilotos participavam da ofensiva liderada pela Arábia Saudita no Iêmen contra os rebeldes houthis, mas o acidente não se deveu a fogo inimigo, mas a um problema mecânico, segundo as primeiras investigações americanas.

Não foram revelados detalhes sobre o estado de saúde dos pilotos, porém fontes do Pentágono indicaram que já receberam atendimento médico.

A pedido da Arábia Saudita, os EUA realizaram o resgate dos pilotos com um helicóptero HH-60 que saiu da base regional de Djibuti. A operação de resgate durou duas horas, de com informações de fontes da Defesa americana.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ligou nesta sexta para o rei saudita, Salman bin Abdul Aziz, para expressar seu apoio à operação militar da coalizão liderada pelo país no Iêmen contra os rebeldes houthis. 

"O presidente e o rei Salman concordaram em que o objetivo coletivo é conseguir uma estabilidade duradoura no Iêmen por meio de uma negociação política facilitada pelas Nações Unidas que envolva todas as partes", informou a Casa Branca em uma nota.

A ligação aconteceu no segundo dia da operação árabe "Tempestade da Firmeza" contra o movimento xiita, na qual participam Arábia Saudita, Kuwait, Catar, Emirados, Bahrein, Egito, Jordânia, Marrocos e Sudão.

Os Estados Unidos não se envolverão diretamente no terreno, mas oferecem apoio logístico e de inteligência. A previsão é que a intervenção militar no Iêmen se efetue em seis períodos e conte com a participação de 185 aviões de combate, a maioria deles sauditas.


Nota: Segundo o site Fighter Sweep, tratava-se de um F-15SA saudita. Visualize na Wikipedia uma lista de F-15 perdidos.

Em tempo: A Agencia Árabe Siria de Noticias (Sana) postou em sua página do Face uma sequencia de fotos alegando ser do F15 atingido mas que na realidade foram extraídas de um vídeo onde um helicóptero Sírio é derrubado.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...