Pesquise no Site

Os senhores estão presos


Policiais civis prenderam um piloto e um o proprietário de um helicóptero de aluguel na cidade de Sapezal (a 480 quilômetros a noroeste de Cuiabá). Eles são acusados de expor pessoas a perigo. A prisão ocorreu nesta sexta-feira (13), após os policiais descobrirem que helicóptero, com prefixo PP-MRE, estava com a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) vencida, desde 2012. 

Em interrogatório, o locatário disse que já agenciou outros voos panorâmicos com a aeronave nas cidades de São José do Rio Claro e Lucas do Rio Verde. Ele relatou que o veículo já apresentou problemas anteriores, que foram corrigidos em oficinas das cidades. O piloto afirmou que estava “pegando experiência” realizando os voos panorâmicos.

Os policiais lembraram que a inspeção é exigida de forma periódica, para assegurar a manutenção das condições de segurança da aeronave e do voo. Além disso, a aeronave consta no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) como serviços aéreos privados (TPP), mas executava serviços remunerados, transportando passageiros.

O delegado Adil Pinheiro de Paula explicou que quando uma aeronave está decolando de um aeródromo controlado essa averiguação é feita pela torre de controle, o que significa que o veículo estava operando fora de aeródromos controlados.

“Podemos constatar que houve perigo concreto aos passageiros que pagaram pelo transporte na aeronave, ainda que com a finalidade de lazer, para voos panorâmicos. Tanto o piloto quanto o locatário que usava a aeronave com o fim de obter lucro, sem se importar com seu estado de manutenção, devem responder pelo crime”, destacou o delegado.



MATRÍCULA: PPMRE
 
 
Proprietário:
GOIAS VERDE ALIMENTOS LTDA
CPF/CGC:
24866741000118
Operador:
GOIAS VERDE ALIMENTOS LTDA
CPF/CGC:
24866741000118
 
Fabricante:
ROBINSON HELICOPTER
Modelo:
R44
Número de Série:
0940
Tipo ICAO :
R44
Tipo de Habilitação para Pilotos:
R44
Classe da Aeronave:
HELICOPTERO 1 MOTOR CONVENCIONAL
Peso Máximo de Decolagem:
1088 - Kg
Número Máximo de Passageiros:
003
Categoria de Registro:
PRIVADA SERVICO AEREO PRIVADOS
Número dos Certificados (CM - CA):
15830
Situação no RAB:
Data da Compra/Transferência:
171109
Data de Validade do CA:
23/08/16
Data de Validade da IAM:
071012
Situação de Aeronavegabilidade:
CERTIFICADO DE AERONAVEGABILIDADE (CA) CANCELADO
Motivo(s):

  • IAM vencida
  • Consulta realizada em: 14/02/2015 14:04:48
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...