Pesquise no Site

Gregos e Turcos versão 2015

Foto meramente ilustrativa
O único ministro de direita no novo Governo grego sobrevoou de helicóptero a ilha de Imia, o que ocasionou a decolagem de aviões de combate turcos e consequentemente de caças gregos contra a violação do espaço aéreo.

O incidente, mencionado pela agência Reuters, aconteceu ontem, quando o ministro da Defesa, Panos Kammenos e altos comandos militares lançaram uma coroa de flores no local onde três oficiais gregos perderam a vida num acidente de helicóptero há 19 anos.

O problema é que a ilha de Imia é disputada entre a Grécia e a Turquia e, em 1996, quase colocou os dois países membros da OTAN à beira da guerra. A ilha não é habitada.

Ao dar-se conta da presença do helicóptero grego,  a Força Aérea turca lançou aviões de combate que, alegadamente, violaram o espaço aéreo grego. Do lado grego decolaram então aparelhos equivalentes. Não houve, do lado turco, confirmação de que o espaço aéreo grego tivesse sido sobrevoado, nem de algum dos lados referência a que os aparelhos tenham estado frente a frente.

O incidente cria problemas na política externa grega, contrariando os esforços do Partido Syriza para melhorar as relações, tradicionalmente tensas, com a vizinha Turquia, num contexto em que já existe bastante o que fazer com as dificuldades crescentes na relação com a União Europeia.

Adaptado do original RTP para o Português do Brasil

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...