Pesquise no Site

Fotos históricas e discussões homéricas


O site da Força Aérea Brasileira divulgou fotos de uma operação do esquadrão Poti realizada na última sexta-feira (20/02) onde oito helicópteros de ataque AH-2 Sabre voaram juntos sobre a Amazônia, ou seja 2/3 da frota estavam no ar demostrando 67% de disponibilidade.



O site também informa que os primeiros helicópteros começaram a ser utilizados em 2009 e que em novembro do ano passado, o esquadrão recebeu os três últimos exemplares. Mais uma vez o site não explicou porque levamos quase 6 anos para receber 12 aeronaves, mas tudo bem. Vamos curtir o momento. Alias, aproveitem bem, porque o que a gente escuta sobre a disponibilidade de equipamento russos na vizinha Venezuela não é muito animador...


Por conta dessas fotos, várias discussões vieram a tona no Facebook. Claro que não eram especialistas discutindo, mas foram colocadas algumas velhas questões que merecem uma revisão. Por exemplo, quanto pagamos por esses helis? Ai já começam as dúvidas.


Em minha pesquisa encontrei o Estadão, citando em 2011 que a compra dos 12 helicópteros custou 250 milhões de dólares, o que de uma forma simplista, daria pouco mais de 20 milhões por unidade. 

No entanto também encontrei o site da Isto é  dizendo em 2010 que pagamos cerca de 363 milhões de dólares pela operação. Alias eu aconselho todos a lerem essa matéria da revista pois ela trás alguns detalhes interessantes sobre quem intermediou essa transação. A matéria não deixa claro o que estava incluso no pacote, mas saltamos de 20 para 30 milhões de custo unitário.


Mas afinal, pagamos caro ou barato? Depende com o que você compara. Pensando no mesmo produto, pesquisando por ai, encontrei o site Defense News falando do interesse do Iraque por helicópteros Mi-24 usados da Republica Tcheca onde se estimava que o valor unitário da aeronave estava abaixo de 2 milhões de dólares... A matéria diz que por 12 milhões se levariam 6 helicópteros usados, mas não deixa claro em que condições estavam nem quando poderiam seriam entregues.


Meses depois, pressionado pelo avanço dos jihadistas do EL, o mesmo Iraque fechou com a Russia a compra de 6 helicópteros Mi-35 novos por 256 milhões de dólares, incluindo munição que inclusive já foram entregues em regime de urgência. Faça as contas. São mais de 42 milhões por aeronave. Nessa comparação, o preço do nosso helicóptero parece uma pechincha.


Caro ou barato, agora os 12 helicópteros são nossos. Quanto tempo estarão operacionais só Deus sabe. O que sabemos é que os nossos UH-1 duraram décadas. Foi uma boa compra? Pergunte me daqui 30 anos, se eu estiver vivo...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...