E você achando que o Kctão era grande...


Confira as primeiras imagens do maior avião do mundo

Esses são nossos primeiros vislumbres do maior avião da história, com envergadura de 117 metros, projetado para transportar e lançar um foguete gigante ao espaço, com um peso combinado de 540.000 kg.


Caso você não esteja conseguindo imaginar o tamanho real deste monstro, primeiro assista a este vídeo e observe principalmente as seções da sua cauda:


Agora, veja a escala de parte dessas seções da cauda em comparação com os humanos nessas fotos:





Para compreender ainda melhor o absurdo que é esse avião, confira o gráfico abaixo que o coloca ao lado de outras aeronaves, como o 747-8, o Airbus A-380-800 e o também gigantesco Hughes H-4 Spruce Goose.


A nave-mãe levará lançadores de foguete SpaceX até a estratosfera, colocando-o em órbita. O foguete será capaz de carregar um total de 6.120 quilos de carga, incluindo naves espaciais tripuladas.

O avião é um projeto de Paul Allen, magnata cofundador da Google, Burt Rutan, lendário projetista de aviões e fundador da Scaled Composites, e Gary L. Wentz Jr., ex-engenheiro-chefe de sistemas de ciência e missão da NASA no Marshall Space Flight Center, em Huntsville, Alabama (EUA). Ou seja, não há dúvida de que será bem-sucedido.

Gizmodo via Hype Science