As Dronísses da semana, no Brasil e no Mundo


A semana esteve recheada de notícias envolvendo drones. Algumas parecem piada como o caso da Dona de Casa mineira que abordou uma guarnição da polícia por que um objeto estranho que parecia disco voador teria caído no seu quintal (JMOnline). Mas veja que nem tudo é piada nesse mercado que cresce a cada dia.



Já na China, o site Alibaba de vendas pela internet começou a testar a entrega de encomendas feitas por Drones. A princípio, os testes serão feitos com a entrega de Chá, produto muito comercializado naquele pais, onde as autoridades aéreas já foram informadas da iniciativa.

Chato para a Amazon, concorrente da Alibaba, que apesar de ser pioneira nos testes de entrega por drones esta tomando Chá de cadeira das autoridades americanas que ainda não regulamentaram o trafego aéreo desses aparelhos (Infomoney).


Aqui no Brasil também não há regulamentação, mas as Penitenciárias do Vale do Paraíba já estão sendo obrigadas a instalar redes de proteção anti-drone. Em 2014 cinco aeronaves foram apreendidas jogando drogas e aparelhos celulares para presos (G1).


Por enquanto, o espaço aéreo dos restaurantes ainda não esta precisando ser controlado. Por isso um restaurante em Cingapura resolveu dar uma chance para os drones, utilizando um aparelho para alguns serviços. Com isso, liberou os garçons para tarefas mais pesadas (G1).

Até na Campus Party em São Paulo, uma das atrações foi Cris Anderson, jornalista ex-editor da revista 'Wired' e atual CEO da 3D Robotics, uma empresa que produz drones e que já conta com um representando no Brasil. Segundo ele os governos serão obrigados a correr atras da regulamentação, assim como aconteceu com telefones celulares (IG).


Enquanto a utilização civil dos drones cresce a cada dia, os UAV militares continuam suas incursões pelos territórios alheios. Esta semana o grupo mentor dos ataques na França, a Al Qaeda do Iêmen, perdeu parte de sua liderança por conta de um ataque de um drone americano (SwissInfo).

Esta com certeza não será a última noticia sobre ataques de drones a terroristas. A Revista Galileu publicou recentemente uma matéria onde mostra que a questão é complexa e ainda vai longe.


Que bom seria se tudo sobre Drones tivesse final feliz mas nem no mundo televisivo isso acontece. A mini-série Global "Felizes para sempre?", por exemplo, terminou ontem de forma muito trágica mas foi extremamente feliz na utilização de drones para captação de imagens. Trabalho, senão me engano, realizado pela O2 Filmes com maestria. Veja você mesmo no vídeo abaixo.