Acidente com a TransAsia em Taiwan

Click para acessar o Youtube
Post único sobre o acidente, atualizado conforme a pertinência das novas informações

Atualizado em 08/02/2015 às 18:00

Dados das caixas pretas revelam que ambos os motores pararam (BBC). Segundo o Conselho de Segurança Aérea da China, o motor direito falhou primeiro e o esquerdo não pôde ser reiniciado (IG). Resultados preliminares mostram que um dos motores foi desligado, supostamente por decisão dos pilotos. O número de mortos subiu para 40 pessoas, com 15 sobreviventes e 3 desaparecidos (Exame).

A TransAsia suspendeu voos para treinar pilotos após acidente (G1). A Aviação Civil de Taiwan (CAA) ordenou a todos os 71 pilotos da TransAsia que operam aviões ATR para que realizem testes orais sobre a operação do modelo, como parte do programa de formação de "reciclagem". (RTP)



Entenda o Caso

O avião, no qual viajavam 58 pessoas, entre elas, cinco membros da tripulação, caiu no rio Jilong em Taipé, a capital, após realizar uma manobra brusca e atingir um viaduto. Piloto emitiu um pedido de socorro logo após a decolagem.


Uma gravação da conversa entre o piloto do avião da companhia aérea TransAsia e a torre de controle do aeroporto Zhongshan de Taiwan mostrava que ele alertou sobre um incêndio em um dos motores(G1).

O prefeito de Taipé, Ko Wen-je, chamou de herói o piloto do avião por ter desviado a aeronave dos edifícios evitando um desastre pior. (G1). Segundo o jornal taiwanês China Times, o corpo do piloto Liao Chien-tsung, de 41 anos foi achado na cabine, com as duas mãos no manche de comando do avião e as duas pernas fraturadas (ZH).

Taxi que foi atingido pelo ATR
As equipes de emergência transferiram os feridos para quatro hospitais próximos, enquanto os trabalhos de resgate continuavam, pois, aparentemente, havia passageiros ainda presos na fuselagem da aeronave.

As equipes tentaram resgatar as pessoas de dentro da aeronave através de um buraco na fuselagem, por onde também foi injetado ar para evitar que o avião afundasse.


Naquele momento, mais da metade do avião estava submersa, segundo as imagens divulgadas por emissoras de televisão locais. Aparentemente, a parte dianteira, onde se encontra a cabine dos pilotos, estava incrustada no fundo do rio. Mais tarde a fuselagem foi retirada da água.


O acidente ocorreu por volta das 11h locais (1h de Brasília) e as equipes de emergência chegaram rapidamente ao local com veículos e lanchas, para prestar socorro. Entre os passageiros, estava um grupo de 31 turistas da China continental, da província de Fujian, segundo a agência oficial chinesa "Xinhua".


O avião, um bimotor turboélice ATR-72 de fabricação franco-italiana, tinha menos de um ano de uso e passou por sua última revisão no dia 26 de janeiro, segundo confirmou um representante da Autoridade de Aviação Civil da ilha.

A aeronave caiu no rio pouco após decolar do aeroporto de Taipé com destino a Jinmen, um arquipélago a oeste de Taiwan.


Algumas vídeos feitos por testemunhas do acidente circularam na internet e mostravam o avião realizando uma manobra muito brusca sobre o viaduto antes de cair no rio. Nesta queda, o avião tocou em um táxi com a ponta da asa esquerda antes de se chocar contra a água.


Segundo a Agencia Estado, as caixas pretas do ATR 72 foram localizadas. Luzes foram instaladas nas margens do rio para que os trabalhos busca pudessem continuar durante a noite.

Trata-se do segundo acidente envolvendo essa companhia aérea taiwanesa em menos de um ano, depois que 48 pessoas morreram em julho do ano passado na queda de um avião do mesmo modelo.

Naquela ocasião, a aeronave se acidentou quando precisou realizar um pouso de emergência nas ilhas Penghu por causa das más condições atmosféricas devido à passagem do tufão Matmo. 

Atualizado das informações originais da EFE via Exame



Dados do Avation Safety Network

Type:Silhouette image of generic AT76 model; specific model in this crash may look slightly different
ATR 72-600 (72-212A)
Operator:TransAsia Airways
Registration:B-22816
C/n / msn:1141
First flight:2014-03-28 (10 months)
Engines:Pratt & Whitney Canada PW127M
Crew:Fatalities: / Occupants: 5
Passengers:Fatalities: / Occupants: 53
Total:Fatalities: 31 / Occupants: 58
Airplane damage:Destroyed
Airplane fate:Written off (damaged beyond repair)
Location:5,3 km (3.3 mls) E of Taipei-Sung Shan Airport (TSA) (   Taiwan)
Phase:Initial climb (ICL)
Nature:Domestic Scheduled Passenger
Departure airport:Taipei-Sung Shan Airport (TSA/RCSS), Taiwan
Destination airport:Kinmen-Shang-Yi Airport (KNH/RCBS), Taiwan
Flightnumber:GE235