Um drone no planeta vermelho

Click para acessar o Youtube
NASA quer usar um pequeno helicóptero autônomo na exploração de Marte

Mesmo com os avanços realizados nos últimos anos com a Curiosity e outros veículos enviados a Marte, explorar o planeta vermelho e seus terrenos acidentados ainda é um processo desafiador e demorado. Mas para agilizar um pouco as coisas, a NASA propôs nesta semana o desenvolvimento de um pequeno helicóptero autônomo.

A pequena aeronave – um drone – seria enviada ao nosso planeta vizinho junto com futuros rovers, e auxiliariam os pilotos daqui a da Terra a ter uma ideia melhor do que os espera. Hoje, os especialistas da NASA têm a visão limitada pelo alcance das câmeras, como as que estão acopladas à Curiosity, e a fotos tiradas por satélites ao redor de Marte.

Segundo um texto publicado no site da agência espacial, o Mars Helicopter tem potencial para triplicar a distância que os veículos terrestres percorrem em um dia marciano. Ele viajaria na frente de um potencial sucessor da Curiosity, e “verificaria vários possíveis pontos de interesse”, de acordo com o texto. “Cientistas também poderiam usar as imagens do helicóptero para procurar por novos locais para o rover estudar com mais profundidade.”

O modelo proposto mede 1,1 metro de uma ponta a outra e pesa cerca de 1 quilo. E a NASA informa que o protótipo “se parece com uma caixa média de lenços”. No entanto, por ainda estar em fase inicial de testes, o futuro drone marciano ainda deve levar algum tempo para ser enviado ao planeta vermelho.