Pesquise no Site

Acidente com F-16D Grego (atualizado)


Um avião militar F-16 da Grécia caiu nesta segunda-feira (26) na escola de aperfeiçoamento de pilotos da Otan na base aérea de Los Llanos, em Albacete, no centro da Espanha.

Um porta-voz do ministro da Defesa anunciou que 10 pessoas morreram e 13 ficaram feridas, informa a agência Reuters. "Por ora, temos dez mortos e 13 feridos, sete deles com diagnóstico grave e um que recebeu alta", afirmou o porta-voz, que não informou a nacionalidade das vítimas.

Segundo a Efe, duas das vítimas fatais seriam pilotos, e os feridos foram levados a hospitais da região onde ocorreu o acidente. O acidente ocorreu pouco depois da decolagem do caça, que caiu perto de um galpão usado como estacionamento de aeronaves.


O caça-bombardeio fazia parte do Tactical Leadership Programme (TLP) da Otan, procedia de um exercício quando, durante a manobra de decolagem, perdeu força e se chocou na zona de estacionamento dos demais aviões, batendo contra algumas aeronaves no lugar. As autoridades estão avaliando os danos causados pelo incidente.

A base de Los Llanos recebe normalmente aviões da Otan, já que ali foi instalada a escola de aperfeiçoamento de pilotos de caças. Testemunhas disseram à Efe que o avião voava em baixa altitude e que teria se chocado contra um hangar. Depois da queda, foi possível observar uma grande quantidade de fumaça e fogo no local. 


Nota: O modelo em questão era um biplace F-16D. Recentemente exemplares desta variante foram aterrados devido a rachaduras no Canopy. No dia seguinte ao acidente as autoridades comunicaram o falecimento de um dos feridos.

Atualização: De acordo com o ministério francês da Defesa a tripulação do F-16, praticamente depois da decolagem, tentou ejetar-se, o que confirmaria uma avaria ao decolar. O acidente envolveu, pelo menos, cinco aviões do tipo Mirage franceses e Alfa-jet italianos (G1).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...