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Voo de teste confirma potencial de venda do novo modelo do Il-76


Desde o seu primeiro voo realizado em 1971, o avião Il-76 tem sido uma ferramenta segura para a execução das tarefas da aviação russa. No entanto, as exigências mais rígidas que passaram a ser aplicadas às máquinas desta categoria criaram uma demanda por novos sistemas e equipamentos de bordo, levando ao surgimento de um veículo aéreo modernizado Il-76MD-90A, o substituto do antigo Il-76. 



O primeiro veículo da série Il-76MD-90A já havia sido submetido aos voos de teste, que foram finalizados em outubro passado. “Os testes confirmaram a segurança do novo avião, assim como o seu alto nível de conforto e consumo de combustível reduzido”, ressalta Oleg Ganovitch, um dos pilotos de ensaio. “Os motores modernos permitem uma rápida aceleração durante a decolagem e garantem uma ótima frenagem com a marcha de ré após a aterrissagem, assim como altas taxas de ascensão.”



Além de ganhar um novo sistema de pilotagem e navegação, sistema de controle automático e dispositivos de bordo, cuja maneira de instalação permite acompanhar todos os parâmetros pelos indicadores LED do sistema eletrônico de indicação e alarme, a estrutura do antigo modelo sofreu uma série de alterações. Entre elas, a troca de asas pelos análogos atualizados com longos painéis de caixa que permitem diminuir o peso de cada uma em 2,7 toneladas, e pernas do trem de pouso modificadas.


Como a arquitetura do complexo de equipamentos de bordo é livre, os compradores terão uma opção de completá-lo tanto com os aparelhos nacionais, quanto importados. O avião também ganhou novos sistemas de comunicação e defesa, além de motores de última geração PS-90A-76. Comparando com os antigos D-30KP, os novos propulsores possuem uma tração maior (14,5 toneladas no modo de decolagem ou cruzeiro) e gastam menos 12% a 15% de combustível, possibilitando que os aviões percorram até 5 mil quilômetros com uma carga de 60 toneladas.


No dia do término dos primeiros testes, a oficina de montagem liberou o segundo avião da série. “Os trabalhos de fabricação e instalação dos equipamentos na nova aeronave estão indo a todo vapor”, conta Andrêi Fomin, editor-chefe da revista “Vzlet”. “As oficinas da fábrica estão ocupadas com a produção de componentes e mecanismos para as próximas dez máquinas, além do primeiro avião de abastecimento Il-78M-90A.”


Destino certo

O projeto de desenvolvimento do Il-76MD-90A tem uma importância ainda maior para a indústria de aviação da Rússia em médio e longo prazo. Além de transporte militar, o avião Il-76 e suas modificações podem ser usados para os fins de detecção de longo alcance, assim como servir como abastecedores aéreos, aviões do serviço de combate a incêndios e hospitais móveis.


De acordo com o vice-premiê russo Dmítri Rogôzin, a United Aircraft Corporation já solicitou cem unidades do novo Il-76, com configurações variadas. Metade deles serão destinados ao setor de defesa e seis foram pré-encomendados pelo Ministério para Situações de Emergência. Os departamentos aeronáuticos do Ministério de Negócios Internos e do Serviço Federal de Segurança, entre outros órgãos, também expressaram interesse em adquirir os novos modelos.


No mercado internacional, a máquina tem todas as chances de ser igualmente bem-recebida: os aviões Il-76 estão sendo usados em mais de 30 países, que provavelmente devem seguir a tradição, substituindo-os pelos veículos modernos do mesmo patamar. Esse é o caso de países do Sudeste e Sul Asiático, que já expressaram pelo veículo.

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