Pesquise no Site

Novela Iraniana: O Clone


O Irã anunciou hoje que concluiu com sucesso os primeiros testes com um avião não tripulado ('drone') que construiu com base num modelo norte-americano, capturado em 2011 no território iraniano, prometendo divulgar em breve imagens dos voos.

O regime de Teerã capturou em dezembro de 2011 um 'drone' RQ-170 Sentinel que tinha entrado no espaço aéreo iraniano para espiar, segundo a comunicação social norte-americana, as instalações nucleares daquele país.

Naquela altura, as autoridades iranianas afirmaram que tinham assumido o controlo do aparelho ultrassofisticado e que o tinham recuperado quase intato, enquanto Washington disse que tinha perdido o aparelho devido a uma falha técnica.


Em maio último, um responsável militar anunciou que engenheiros iranianos tinham conseguido construir uma réplica do 'drone' norte-americano e que os testes de voo estavam programados. Imagens divulgadas pela televisão estatal mostraram dois aparelhos quase idênticos.

"Como prometido, fizemos o aparelho voar e as imagens desse voo serão divulgadas brevemente", declarou o general Amir-Ali Hadjizadeh, comandante da força aeroespacial dos Guardas da Revolução (força de elite do exército iraniano), citado num 'site' oficial.

O Irã desenvolveu nos últimos anos um importante programa balístico e um outro para a produção de diferentes tipos de 'drones', nomeadamente aparelhos com uma componente de ataque. Teerã tem afirmado sempre que a sua doutrina militar é unicamente defensiva.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...